Extensão ao Gerenciamento de Projetos na Engenharia

Objetivo

Fornecer aos profissionais que já trabalham em gerenciamento de projetos, ou que concluíram o Módulo Gerenciamento de Projetos na Engenharia uma oportunidade para aprimorar suas habilidades, técnicas e conhecimentos na área. Ao término do módulo o profissional estará apto a avaliar e tomar decisões nos projetos utilizando várias técnicas tais como - Árvore de Decisão, Valor Esperado, Simulação de Monte Carlo - saberá como gerenciar a Qualidade nos projetos, aprenderá como gerenciar os Riscos nos projetos e também aprenderá toda a base de finanças que é importante para gerenciar um projeto, bem como as melhores formas para implantar um PMO (Escritório de Projetos) e o Gerenciamento de Programas e Portfólio.

Público-Alvo

Profissionais graduados que desejam adquirir, atualizar e/ou aprimorar conhecimentos fundamentais para o gerenciamento de projetos

Coordenação

Luiz Henrique Tadeu Ribeiro Pedroso

Engenheiro Eletrônico pela POLI-USP. PMP - Project Management Professional pelo PMI. Mestre em Engenharia na área de Gerenciamento de Riscos em Projetos, pela POLI-USP. Professor de Gerenciamento de Projetos nos treinamentos para o exame de certificação do PMI.

Disciplinas

Análise de Decisão e Simulação de Monte Carlo

24 h

Tomar decisões é o que os gerentes de projeto fazem o tempo todo. A maioria não se sente confortável pelas incertezas nas decisões. A incerteza é onipresente em quase todas as decisões nos projetos. Mas quantos gerentes de projeto realmente conhecem as chances de sucesso em uma tomada de decisão? Esta disciplina levará aos participantes o conhecimento das técnicas e processos para tomada de decisão com segurança, como Valor Esperado, Árvore de Decisão, Payoff Table e Simulação de Monte Carlo.

Finanças para o Gerente de Projeto

32 h

Apresentar os processos e adquirir os conhecimentos e as habilidades do mundo financeiro, de modo a poder interpretar e compreender melhor seus números e suas informações, como suas ações diárias os impactam e como relacioná-los com os objetivos do projeto. Serão abordados temas como - análise de viabilidade econômica de projetos, conceitos de matemática financeira, tipos de custos, projeção de resultados financeiros.

Gerenciamento da Qualidade em Projetos

20 h

Apresentar os processos e atividades para o gerenciamento da qualidade do projeto através das políticas e procedimentos para sua implementação, no contexto do sistema de gerenciamento da qualidade da organização, e dar suporte às atividades de melhoria contínua do processo incorporando no projeto as políticas da qualidade de acordo com o interesse da organização executora. Os processos do gerenciamento da qualidade do projeto trabalham para garantir que os requisitos do projeto, incluindo os requisitos do produto/resultado do projeto, sejam cumpridos e validados.

Gerenciamento de Programas e Portfólio

12 h

O Gerenciamento de Portfólio, o Gerenciamento de Programas e o Gerenciamento de Projetos precisam estar alinhados ou serem orientados por estratégias organizacionais. O gerenciamento de portfólio se alinha com as estratégias organizacionais, selecionando os programas ou projetos certos, priorizando o trabalho e fornecendo os recursos necessários. Nesta disciplina serão abordados temas e técnicas de priorização de projetos e compartilhamento de recursos escassos nas organizações.

Gerenciamento de Riscos em Projetos

24 h

Projetos lidam com o futuro, a única coisa que sabemos sobre o futuro é que ele é incerto. Riscos em projetos sempre existirão. Não adianta querer fugir deles. Este treinamento visa levar ao conhecimento dos participantes todos os processos e técnicas que são utilizadas no gerenciamento de riscos nos projetos tomando com base a ABNT ISO 31000 - Gerenciamento de Riscos e o PMBok do PMI.

Implantando um PMO - Escritório de Projetos

8 h

Muito mais do que uma unidade de auditoria a projetos o PMO é identificado como uma entidade organizacional estabelecida para auxiliar os gerentes de projeto e os times da organização na implementação dos princípios, práticas, metodologias, ferramentas e técnicas do gerenciamento de projetos. Nesta disciplina serão discutidos temas de identificação de tipos de PMOs, sua abrangência de atuação, processos de avaliação da Maturidade das organizações em Gerenciamento de Projetos e recomendações passo a passo para implantação de PMOs nas Organizações.

Corpo Docente

Luiz Henrique Tadeu Ribeiro Pedroso

Engenheiro Eletrônico pela POLI-USP. PMP - Project Management Professional pelo PMI. Mestre em Engenharia na área de Gerenciamento de Riscos em Projetos, pela POLI-USP. Professor de Gerenciamento de Projetos nos treinamentos para o exame de certificação do PMI.

Marco A. Bastoni

Mestre em Administração de Empresas pela FGV. MBA em Gestão de Produção pela Escola Politécnica da USP. Especialista em tecnologia da informação. Graduado em Física pelo Instituto de Física da USP. É certificado PMP, ITIL e Cobit. atualmente é o responsável pela gestão Governança de TI do Grupo Votorantim.

Mario Tedeschi

Especialista em Administração pela EAESP/FGV. Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela USP. Consultor em Tecnologia da Informação.

Ronnie Maschk

Especialista em Gestão de Projetos. USP-SP. Graduado em Administração pela Universidade Ibero Americana. Atuou como Gerente e Diretor de Planejamento. Socio-Diretor da Project Inovatti Gerenciamento de Projetos.

>