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Início
Agosto de 2024
Horário

Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30

Estruturas e Segurança Veicular

Objetivo

Desenvolver conceitos sobre estruturas, design de carrocerias e segurança veicular, capacitando o aluno para atuar no segmento automotivo tanto na área técnica como gerencial.

Público-Alvo

Engenheiros e tecnólogos que atuam ou pretendem atuar no segmento automotivo.

Carga Horária

120

Matrícula

Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva

Até 22 de maio R$ 1.335,00
Até 24 de junho R$ 1.420,00
Até 20 de julho R$ 1.510,00
Após 20 de julho R$ 1.780,00

Descontos

Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2022: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Investimento

Matricula + 5 parcelas de R$ 1.780,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas

*Investimento por módulo (120 horas)

Taxa de Reserva: R$ 300,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

Coordenador

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Fernando Malvezzi
Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Graduado em Administração de Empresas pela USCS. Professor do Instituto Mauá de Tecnologia, Conselheiro e Membro da Comissão Técnica da AEA. Atua na área de Dinâmica de Sistemas Multicorpos, com ênfase em Mecanismos e Veículos.

Disciplinas



Atividades Práticas no Laboratório de Engenharia Automotiva
8h
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Aplicar conceitos de análise experimental de tensões e análise modal por meio de atividades em laboratório.

Design e Arquitetura do Veículo
32h
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Apresentar o desenvolvimento da arquitetura do veículo levando em conta os requisitos de marketing, ergonomia, conforto e integração entre os sistemas.

Qualidade e Confiabilidade
24h
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Apresentar os conceitos da qualidade no projeto, na produção e do produto final. Confiabilidade dos diversos subsistemas do veículo.

Segurança Veicular
24h
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Apresentar os fundamentos da segurança veicular e os ensaios empregados para avaliação da segurança de ocupantes e pedestres.

Simulações e Análise Estrutural
32h
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Apresentar os conceitos básicos empregados no desenvolvimento de estruturas de chassi e carroceria, bem como os avanços recentes e os aspectos práticos de desenvolvimento de estruturas.

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Fernando Malvezzi

Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Graduado em Administração de Empresas pela USCS. Professor do Instituto Mauá de Tecnologia, Conselheiro e Membro da Comissão Técnica da AEA. Atua na área de Dinâmica de Sistemas Multicorpos, com ênfase em Mecanismos e Veículos.

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Gilvan Prada Rossi

Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduado em Engenharia Mecânica com ênfase em Automobilística pela FEI. Atuou no projeto do EMB170 como engenheiro de CAE na Embraer. Continuou nesta área na General Motors do Brasil, atuando como engenheiro e gerente nas disciplinas de Estrutura, Durabilidade, Aerodinâmica, Térmica, Segurança Veicular e Validação Virtual. Atualmente é o Gerente de Integração de Segurança Veicular da GMB.

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Joseph Youssif Saab Junior

Engenheiro Mecânico Pleno (IMT-1986), Mestre em Engenharia Mecânica (Energia e Fluidos – Poli-1993), Mestre em Administração de Empresas (FGV-2003), Especialista em Simulações CFD (ESSS-2014), Doutor em Engenharia Mecânica (Energia e Fluidos-Poli-2016). Professor Titular do IMT e Pesquisador do Grupo Poli-Wind. Coordenador do Programa Grand Challenges do IMT. Interesse nas áreas de Energias Renováveis, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Aviação, Aeroespacial e Educação.

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Luiz Antonio Negro Martin Lopez

Doutor em Ciências pelo IPEN. Mestre em Engenharia Mecânica pela POLI-USP. Engenheiro Mecânico pela FEI. Especialista em aerodinâmica. Piloto comercial de avião e instrutor de vôo de helicóptero. Atualmente é consultor da IBBX Innovation.

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Marco Antonio Colosio

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade UMC em 1994, mestrado em Materiais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e Doutorado em tecnologia pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2003) e pós Doutorado pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP. Atualmente é professor do curso de Engenharia dos Materiais do Centro Universitário Fundação Santo André, Professor de pós graduação do Instituto de Tecnologia Mauá; Gerente Técnico da Engenharia de Produtos da GM, membro do conselho CCTM do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, relator de normas NBR de aços da Associação Brasileira de Normas Técnicas - Sede, Diretor da Regional da SAE BRASIL - Society of Engieering Automotive e membro do comitê da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - BRDDRG . Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Automotiva - Gestão de Inovações, atuando principalmente na metalurgia, usinagem, processamento dos materiais e aços avançados.

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Mauro Carlos Andreassa

Graduado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Pós-graduado em Administração de Empresas pela Escola de Comércio Alvarez Penteado com ênfase em Marketing e pela Faculdade de Economia e Administração da USP. Professor associado de Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia de 1999 a 2020 – nos temas Administração de Empresas, Indústria Automobilística, Física e Processos Especiais. Professor de Pós-Graduação do SENAI, Fatec-SP e IMT nos temas Manufatura Enxuta, Inteligência Artificial para a Indústria 4.0, Qualidade e Confiabilidade. Possui 42 anos de Indústria Automobilística atingindo a posição de Gerente Sênior para Desenvolvimento da Cadeia de Suprimentos na América do Sul – Ford Motor Company tendo passado por Laboratório, Engenharia de Produto e Veículo, Finanças, Manufatura, Manutenção, Qualidade e Marketing de Peças.

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Roberto Pereira Ramos

Graduado em Engenharia Mecânica Industrial pela Escola de Engenharia Industrial de São José dos Campos. Trabalhou com simulação de estruturas da aeronave EMB-145 e do VLS (veículo lançador de satélites) brasileiro. Na GMB atuou no desenvolvimento de veículos nas áreas de estruturas, durabilidade, dinâmica do veículo, segurança, térmica e ruído e vibração. Pela GMB participou de projetos globais no Japão, nos Estados Unidos e na Alemanha.