Estruturas e Segurança Veicular

Objetivo

Desenvolver conceitos sobre estruturas, design de carrocerias e segurança veicular, capacitando o aluno para atuar no segmento automotivo tanto na área técnica como gerencial.

Público-Alvo

Engenheiros e tecnólogos que atuam ou pretendem atuar no segmento automotivo.

Mais Informações

Início do Curso
Março de 2021
Horário
Das 19h às 22h30
Dias de aula
Terças e quintas-feiras

Investimento por Módulo (120 horas)
Matrícula
O valor correspondente ao desconto por período (somente matrícula) é concedido de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva
Mensalidades
5 parcelas de R$ 1.580,00*

Até 30 de outubro R$ 1.280,00 
Até 30 de novembro R$ 1.380,00 
Após 30 de novembro R$ 1.580,00

DESCONTOS

Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2020: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Veja opção de financiamento
por módulo
Taxa de Reserva: R$280,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito.
Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

*Valores já atualizados para 2021, sujeitos a correção por índices inflacionários para o período de 2022

 

Coordenação

Fernando Malvezzi

Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Graduado em Administração de Empresas pela USCS. Professor do Instituto Mauá de Tecnologia, Conselheiro e Membro da Comissão Técnica da AEA. Atua na área de Dinâmica de Sistemas Multicorpos, com ênfase em Mecanismos e Veículos.

Disciplinas

Atividades Práticas no Laboratório de Engenharia Automotiva

8 h

Aplicar conceitos de análise experimental de tensões e análise modal por meio de atividades em laboratório.

Design e Arquitetura do Veículo

32 h

Apresentar o desenvolvimento da arquitetura do veículo levando em conta os requisitos de marketing, ergonomia, conforto e integração entre os sistemas.

Qualidade e Confiabilidade

24 h

Apresentar os conceitos da qualidade no projeto, na produção e do produto final. Confiabilidade dos diversos subsistemas do veículo.

Segurança Veicular

24 h

Apresentar os fundamentos da segurança veicular e os ensaios empregados para avaliação da segurança de ocupantes e pedestres.

Simulações e Análise Estrutural

32 h

Apresentar os conceitos básicos empregados no desenvolvimento de estruturas de chassi e carroceria, bem como os avanços recentes e os aspectos práticos de desenvolvimento de estruturas

Corpo Docente

Fernando Malvezzi

Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Graduado em Administração de Empresas pela USCS. Professor do Instituto Mauá de Tecnologia, Conselheiro e Membro da Comissão Técnica da AEA. Atua na área de Dinâmica de Sistemas Multicorpos, com ênfase em Mecanismos e Veículos.

Gilvan Prada Rossi

Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduado em Engenharia Mecânica com ênfase em Automobilística pela FEI. Atuou no projeto do EMB170 como engenheiro de CAE na Embraer.  Continuou nesta área na General Motors do Brasil, atuando como engenheiro e gerente nas disciplinas de Estrutura, Durabilidade, Aerodinâmica, Térmica, Segurança Veicular e Validação Virtual. Atualmente é o Gerente de Integração de Segurança Veicular da GMB.

Luiz Antonio Negro Martin Lopez

Doutor em Ciências pelo IPEN. Mestre em Engenharia Mecânica pela POLI-USP. Engenheiro Mecânico pela FEI. Especialista em aerodinâmica. Piloto comercial de avião e instrutor de vôo de helicóptero. Atualmente é consultor da IBBX Innovation

Marco Antonio Colosio

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade UMC em 1994, mestrado em Materiais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e Doutorado em tecnologia pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2003) e pós Doutorado pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP. Atualmente é professor do curso de Engenharia dos Materiais do Centro Universitário Fundação Santo André, Professor de pós graduação do Instituto de Tecnologia Mauá; Gerente Técnico da Engenharia de Produtos da GM, membro do conselho CCTM do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, relator de normas NBR de aços da Associação Brasileira de Normas Técnicas - Sede, Diretor da Regional da SAE BRASIL - Society of Engieering Automotive e membro do comitê da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - BRDDRG . Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Automotiva - Gestão de Inovações, atuando principalmente na metalurgia, usinagem, processamento dos materiais e aços avançados.

Mauro Carlos Andreassa

Possui graduação em Bacharel em Física pela PUC de São Paulo. Também possui cursos de pósgraduação lato sensu pela FEA-USP e de Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado. Possui 39 anos de experiência em indústria automobilística na Ford Motor Company Brasil onde hoje exerce a função de gerente de assistência técnica aos fornecedores na América do Sul, já tendo exercido as gerências de Qualidade nas Plantas de Montagem, Motores e Transmissões, Serviços ao Cliente, Seis Sigma, Desenvolvimento de Produto, laboratório metalúrgico e químico.

Roberto Pereira Ramos

Graduado em Engenharia Mecânica Industrial pela Escola de Engenharia Industrial de São José dos Campos. Trabalhou com simulação de estruturas da aeronave EMB-145 e do VLS (veículo lançador de satélites) brasileiro. Na GMB atuou no desenvolvimento de veículos nas áreas de estruturas, durabilidade, dinâmica do veículo, segurança, térmica e ruído e vibração. Pela GMB participou de projetos globais no Japão, nos Estados Unidos e na Alemanha.

>