Dinâmica Veicular e Sistemas de Chassi

Objetivo

O curso de Atualização em Dinâmica Veicular e Sistemas de Chassi aborda conceitos das áreas de dinâmica veicular, sistemas de freio, sistemas de suspensão e direção, capacitando o profissional para atuar no segmento automotivo tanto na área técnica como gerencial.

Público-alvo

Engenheiros e tecnólogos que atuam ou pretendem atuar no segmento automotivo.

 

 

Coordenação

Fernando Malvezzi

Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Graduado em Administração de Empresas pela USCS. Professor do Instituto Mauá de Tecnologia, Conselheiro e Membro da Comissão Técnica da AEA. Atua na área de Dinâmica de Sistemas Multicorpos, com ênfase em Mecanismos e Veículos.

Disciplinas

Dinâmica Veicular

32 h

Desenvolver os fundamentos de dinâmica longitudinal, lateral e vertical. Simulação do comportamento dinâmico do veículo durante realização de manobras.

Gestão de Projetos de Inovação Tecnológica na Indústria Automotiva

24 h

Estudar a gestão e estratégias de inovação na empresa. Inovação e internacionalização. Projetos transnacionais e mapas tecnológicos para identificar as tecnologias estratégicas.

Sistemas de Freios

32 h

Estudar e dimensionar o sistema de freio e seus componentes, bem como sua integração com o veículo.

Sistemas de Suspensão e Direção

32 h

Estudar e analisar o desempenho dos sistemas de suspensão e direção, bem como sua integração com o veículo.

Corpo Docente

Edson Gustavo Luzetti

Mestre em Engenharia Mecânica pela Unicamp. Engenheiro Mecânico com ênfase em Automobilística pela FEI. Experiência no setor de desenvolvimento de Pneus para competições, Fórmula 1 e GT3. Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli Pneus.

Erick Batista Rodrigues

Mestre em Engenharia de Materiais pela USP. Engenheiro Mecânico com ênfase em Automobilística pela FEI. MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento na Pirelli pneus.

Fernando Malvezzi

Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Graduado em Administração de Empresas pela USCS. Professor do Instituto Mauá de Tecnologia, Conselheiro e Membro da Comissão Técnica da AEA. Atua na área de Dinâmica de Sistemas Multicorpos, com ênfase em Mecanismos e Veículos.

Luiz Antonio Bloem da Silveira Junior

Doutorando em Administração na USP. Mestre em Ciências pela USP. MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FIA. Especialista em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini. Graduado em Engenharia Metalúrgica pela USP.

Rafael Tedim Terra

Mestre em Engenharia Mecânica pela POLI-USP, Graduado em Engenharia Mecânica pela Unicamp. Atua nas definições de arquitetura de componentes de suspensão, avaliação virtual em multicorpos de dinâmica veicular.

Silvia Faria Lombriller

Doutora e Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduada em Engenharia Mecânica com Ênfase em Aeronaves pela USP. Atualmente é Supervisora de Desenvolvimento de Freios de Caminhões para a América do Sul na Ford Motor.

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