Desenvolvimento de Produtos na Indústria de Alimentos

Objetivo

Promover os conhecimentos necessários ao profissional que atua ou deseja atuar no desenvolvimento de produtos na indústria de alimentos.

Público-Alvo

Profissionais que desejam adquirir, atualizar e/ou aprimorar conhecimentos necessários para o desenvolvimento de produtos na indústria de alimentos.

Mais Informações

Início do Curso
Março de 2020
Horário
Das 8h30 às 16h30
Dias de aula
Sábados

Investimento - Valores já atualizados para o ano de 2020
Matrícula
Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva
Mensalidades
5 parcelas de R$ 1.580,00

Até 18 de outubro R$ 1.280,00 
Até 20 de dezembro R$ 1.380,00 
Após 20 de dezembro R$ 1.580,00

DESCONTOS

Ex-aluno: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno Mauá formado em 2018: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Taxa de Reserva: R$280,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito.
Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

Coordenação

Rosamaria Da Ré

Doutora em Análise Sensorial e Mestre em Tecnologia de Cereais pela UNICAMP; Especialista em Administração USP; Diretora da RDR Consultoria; Docente e Coordenadora Programa de Pós-Graduação da Mauá; Conselheira da ABCS

Disciplinas

Análises de Alimentos no Desenvolvimento de Produtos

24 h

Promover o conhecimento das principais análises realizadas no desenvolvimento de alimentos, capacitar a escolha dos métodos adequados e a interpretação de relatórios e laudos de análises físico-químicas e sensoriais.

Criação de Produtos Alimentícios e Gestão da Inovação

36 h

Apresentar os conceitos envolvidos em cada etapa do desenvolvimento de um novo produto alimentício e capacitar para a gestão do processo de inovação dentro de uma empresa. Promover o conhecimento e a aplicação das ferramentas de avaliação de novos produtos. Atualizar o aluno em relação às principais tendências do mercado de alimentos no Brasil e no mundo.

Ingredientes no Desenvolvimento de Alimentos

36 h

Conhecer e aplicar os conceitos, princípios e teorias de química de alimentos aos principais ingredientes disponíveis para o desenvolvimento de alimentos. Promover o conhecimento de seus mecanismos de ação e formas de aquisição.

Marketing: Estratégias para Criação e Gestão de Produtos Alimentícios

24 h

Promover o conhecimento das estratégias e fases mais importantes para estimular o processo criativo através de vivências das etapas do marketing, seus conceitos e ferramentas relevantes, no gerenciamento de novos produtos alimentícios.

Corpo Docente

Afonso Carlos Braga

Mestre em Administração pela PUC.  MBA pela Warwick Business School, WBS, Inglaterra. Curso Extensão em Administração Graduados pela FGV. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá.

Aldo Baccarin

Aldo Baccarin é Técnico Agrícola, Engenheiro Químico (UFRRJ) e Mestre em Tecnologia de Alimentos (USP). Atuou por mais de 25 anos em companhias de alimentos, subsidiárias de General Foods, Kraft e Philip Morris, em unidades de negócios como Kibon, Q-Refresco e Lacta. Especialista em Inovação, Qualidade e Tecnologia. Participou ativamente nas Associações ABIA e ILSI Brasil. Atualmente é presidente de Laboratórios Food Intelligence, especializado em análises de alimentos, aditivos e ingredientes.

Anderson Giovanni Candido de Oliveira

Cientista de Alimentos formado pela ESALQ-USP com forte atuação na indústria de alimentos desde 2007 nas áreas de Assuntos Regulatórios, P&D, Inovação e Ciência do Consumidor. Com foco em gerenciamento de projetos e estratégia de inovação foi Gerente de P&D na Danone por 10 anos e atualmente é Gerente de Inovação e Compliance na Coca-Cola Brasil. Possui certificação em Project Management e Cool Hunter & Future Studies pelo IED (Instituto Europeu de Design).

André de Campos Bannwart

Engenheiro de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas. Experiência em desenvolvimento de produtos e processos. Conhecimento em matérias-primas e aditivos para alimentos. Gerente de Inovação na DuPont N&H.

Daniella Valeri

Engenheira de Alimentos pela Unicamp. Mestre em Tecnologia de alimentos pelsa USP e Pós-Graduada em Administração pela FGV. Atualmente é Technical Service Manager da unidade de Amidos, Adoçantes e Texturizantes da empresa Cargill.

Elaine Guerra

Farmacêutica-Bioquímica pela USP, Mestre em Qualidade pela UNICAMP, Especialista em Análise Sensorial e Ciência do Consumidor. Diretora Executiva da ELANGE Desenvolvimento, Pesquisas e Informações.  Implantou Área de Avaliação de Produtos na Natura Inovação, sendo pioneira na utilização da Análise Sensorial como ferramenta no desenvolvimento de cosméticos no Brasil. Mais de 25 anos de experiência profissional, com profunda expertise em ferramentas de investigação sensorial e em metodologias de pesquisa Ad-Hoc qualitativas e quantitativas.

Fernanda Tadiello

Engenheira de Alimentos formada pela Mauá. Pós-Graduada em Gastronomia pela Anhembi Morumbi. Formação de aromista pela Symrise Aromas e Fragrâncias na Alemanha. Atualmente é aromista responsável por Salgados na Givaudan do Brasil.

José Carlos Carreira

Doutor em ciências da comunicação pela USP, Mestre em comunicação com o mercado pela Cásper Líbero, Especialização em marketing pela USCS, Tecnólogo em Mecânica pela UNESP Fatec e Certificação Internacional em coaching executivo pela ICI.

Karina Costa

Engenharia de Alimentos pela Mauá, Especialista em Qualidade pelo Instituto Vanzolini USP e MBA em relações governamentais na FGV. Membro da diretoria da Abiad e Abiam. Participa de Comitês Internacionais como Mercosul e Codex. Gerente Sênior de Assuntos Regulatórios na América Latina na Tate & Lyle.

Lísia Senger Huber

Doutora em Ciência de Alimentos pela Unicamp. MBA em Gerenciamento de Projetos FGV. Formação em Farmácia com ênfase em Tecnologia de Alimentos pela UFSM ? RS. Gerente Técnica de Desenvolvimento de Aplicações ? América do Sul na Ingredion

Patricia Niizu

Mestre em Ciência dos Alimentos (FEA – UNICAMP); Engenheira de Alimentos (FEA – UNICAMP); Consultora Consumer Science brf; Vice-Presidente da ABCS – Associação Brasileira de Ciências Sensoriais de 2016 a abril de 2019, com experiência de mais de 13 anos em Sensorial para Desenvolvimento de Produtos e Inovação, atuando em empresas como BR.F e Philips, em projetos locais, de Food Service e Globais (Rússia, Middle East, Tailandia, Malasia, Turquia, Europa, Cono Su...).

Rodrigo Furquini

Graduado em Tecnologia de Alimentos pela Fundação Salvador Arena e Pós-Graduado em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos e Processos Alimentícios pela Mauá. Gerente de Pesquisa e Inovação na Danone, divisão de Nutrição Especializada (Médica).

Rosamaria Da Ré

Doutora em Análise Sensorial e Mestre em Tecnologia de Cereais pela UNICAMP; Especialista em Administração USP; Diretora da RDR Consultoria; Docente e Coordenadora Programa de Pós-Graduação da Mauá; Conselheira da ABCS

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