Matrícula
para pagamento até 19/01/2026
Sábados, das 8h30 às 17h
Objetivo
Promover os conhecimentos necessários ao profissional que atua ou deseja atuar no desenvolvimento de produtos na indústria de alimentos.
Aulas Híbridas
O módulo Desenvolvimento de Produtos na Indústria de Alimentos terá aulas híbridas, sendo 50% as aulas serão remotas síncronas e outros 50% aulas presenciais no campus de São Caetano do Sul, com transmissão online, aos sábados, exceto as atividades de laboratório que serão indicadas na programação. As aulas serão ministradas remotamente (síncronas) em algumas terças-feiras e todos os sábados presencialmente, com transmissão da aula.
Público-Alvo
Profissionais que desejam adquirir, atualizar e/ou aprimorar conhecimentos necessários para o desenvolvimento de produtos na indústria de alimentos.
Matrícula + 5 parcelas de R$ 1.902,00*
Condições especiais para ex‑alunos, grupos e empresas conveniadas
*Investimento por módulo (120 horas)
*Valores 2026
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2024: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
¹ Descontos não aplicaveis na matrícula;
² Descontos não acumulativos.
O pagamento poderá ser efetuado por boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matrícula. Em caso de desistência, o valor não será devolvido. Se a turma não se formar, o valor será devolvido integralmente.
Aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do módulo, nas etapas do desenvolvimento de produtos na indústria de alimentos por meio da realização de um projeto.
Apresentação dos fundamentos de riscos microbiológicos, físicos e químicos; de legislação; de ingredientes; de processos; de análises físico-químicas e microbiológicas; de análise sensorial e de embalagem necessários para um profissional de pesquisa e desenvolvimento. Geração de protótipos. Realização de testes em escala piloto. Acompanhamento do processo de implantação de um produto.
Promover o conhecimento das estratégias e fases mais importantes para estimular o processo estratégico por meio de vivências das etapas do marketing, seus conceitos e ferramentas relevantes, no gerenciamento de novos produtos alimentícios. Avaliação de viabilidade econômica. Conceito de Demonstração do Resultado de Exercício (DRE).
Conhecer o comportamento do consumidor, tendências e técnicas de pesquisas e aplicar as ferramentas de geração de ideias e de processos ágeis no desenvolvimento de produtos alimentícios.
O objetivo é apresentar informações e metodologias relacionadas ao desenvolvimento de produtos cosméticos de modo a formar um profissional que esteja apto a desenvolver novos produtos, melhorar processos e produtos existentes tornando a empresa cada vez mais competitiva. O estudante desenvolverá a sua formulação de acordo com as premissas estabelecida, avaliará a documentação requerida, aplicará os ensaios de TEP/TEA, protótipos, embalagens e homologações. Para o lançamento do produto, o estudante avaliará o processo de produção, equipamentos, materiais, tryout, treinamentos e validação segundo a legislação vigente.
Possui MBA pela Warwick Business School/UK e com mestrado em Administração pela PUC/SP. Leciona Estratégias de Marketing na Pós Graduação no Insper e Empreendedorismo e Marketing na Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia. Tem vinte e cinco anos de experiência profissional adquirida em empresas multinacionais como Gerente de Marketing na Unilever, Country Manager na Walt Disney Parks & Resorts e Diretor de Marketing na Accenture. Em 2004 foi convidado a participar do 'start up' do Burger King no Brasil com o desafio de construir uma nova marca a partir do zero. Na passagem pela divisão de Parques Temáticos da Disney conquistou no ano 2000 o prêmio Odyssey Awards da Travel Industry Association of America pela melhor campanha de marketing internacional ao consumidor com o Show da Disney no Rio “Millennium Laser Show.”
Farmacêutico Bioquímico graduado pela UNESP/Campus de Araraquara e Bacharel em Direito graduado pelo Centro Universitário Padre Anchieta com 27 anos de experiência na gestão de Assuntos Regulatórios e Científicos desenvolvida em empresas multinacionais de grande porte como Danone, Unilever, Mondelez e Nestlé com importante atuação junto às Associações de Classe como ABIA, ABIAD, GENE e organizações científicas como ILSI e órgãos reguladores como ANVISA, Ministério da Agricultura, Codex Alimentarius, Mercosul e outros.
Cientista de Alimentos formado pela ESALQ-USP com forte atuação na indústria de alimentos desde 2007 nas áreas de Assuntos Regulatórios, P&D, Inovação e Ciência do Consumidor. Com foco em gerenciamento de projetos e estratégia de inovação foi Gerente de P&D na Danone por 10 anos e atualmente é Gerente de Inovação e Compliance na Coca-Cola Brasil. Possui certificação em Project Management e Cool Hunter & Future Studies pelo IED (Instituto Europeu de Design).
Graduada em Engenharia Química pela Mauá. Mestre em Engenharia Química pela USP. Doutora em Ciência dos Alimentos pela USP. Experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Microbiologia de Alimentos.
Formada em Engenharia de Alimentos pela Escola de Mauá em 1999, Mestre e Doutora em Tecnologia de Alimentos pela UNICAMP. Atuando há 21 anos em grandes empresas no Brasil na área de pesquisa e desenvolvimento de produtos. Atualmente gerente de P&D Plant Based na Seara Alimentos.
Formado em Engenharia de Alimentos, com pós-graduação e mestrado em Engenharia de Embalagens pela Escola de Engenharia Mauá, com mais de 20 anos de experiência no setor de embalagens.