Desenvolvimento de Produtos na Indústria de Alimentos

Objetivo

Promover os conhecimentos necessários ao profissional que atua ou deseja atuar no desenvolvimento de produtos na indústria de alimentos.

Público-Alvo

Profissionais que desejam adquirir, atualizar e/ou aprimorar conhecimentos necessários para o desenvolvimento de produtos na indústria de alimentos.

Mais Informações

Início do Curso
Março de 2022
Horário
Das 8h30 às 17h
Dias de aula
Sábados

Investimento por Módulo (120 horas)
Matrícula
O valor correspondente ao desconto por período (somente matrícula) é concedido de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva
Mensalidades
5 parcelas de R$ 1.675,00*

Até 30 de outubro R$ 1.280,00
Até 30 de novembro R$ 1.380,00
Até 30 de dezembro R$ 1.420,00
Após 30 de dezembro R$ 1.675,00

DESCONTOS

Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2021: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Veja opção de financiamento por módulo
Taxa de Reserva: R$280,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito.
Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

*Valor da parcela já atualizado para o ano de 2022

Coordenação

Tatiana Guinoza Matuda

Engenheira de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre e Doutora em Engenharia Química pela USP. MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Experiência na área de massas de pães congeladas e vendas de ingredientes para o mercado de panificação.

Disciplinas

Análises de Alimentos no Desenvolvimento de Produtos

24 h

Promover o conhecimento das principais análises realizadas no desenvolvimento de alimentos, capacitar a escolha dos métodos adequados e a interpretação de relatórios e laudos de análises físico-químicas e sensoriais.

Atividade Integradora

8 h

Aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do módulo, nas etapas do desenvolvimento de produtos na indústria de alimentos, por meio de um projeto.

Criação de Produtos Alimentícios e Gestão da Inovação

16 h

Apresentar os conceitos envolvidos em cada etapa do desenvolvimento de um novo produto alimentício e capacitar para a gestão do processo de inovação dentro de uma empresa. Promover o conhecimento e a aplicação das ferramentas de avaliação de novos produtos. Atualizar o aluno em relação às principais tendências do mercado de alimentos no Brasil e no mundo.

Ingredientes no Desenvolvimento de Produtos

32 h

  1. Conhecer e aplicar os conceitos, princípios e teorias de química de alimentos aos principais ingredientes disponíveis para o desenvolvimento de alimentos. Promover o conhecimento de seus mecanismos de ação e formas de aquisição.

Insights de Consumidor & Design Thinking

24 h

  1. Conhecer o comportamento do consumidor, tendências e técnicas de pesquisas e aplicar as ferramentas de design thinking e processos ágeis no desenvolvimento de produtos alimentícios.

Marketing: Estratégias para Criação e Gestão de Produtos Alimentícios

16 h

Promover o conhecimento das estratégias e fases mais importantes para estimular o processo estratégico por meio de vivências das etapas do marketing, seus conceitos e ferramentas relevantes, no gerenciamento de novos produtos alimentícios.

Corpo Docente

Afonso Carlos Braga

Possui MBA pela Warwick Business School/UK e com mestrado em Administração pela PUC/SP. Leciona Estratégias de Marketing na Pós Graduação no Insper e Empreendedorismo e Marketing na Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia. Tem vinte e cinco anos de experiência profissional adquirida em empresas multinacionais como Gerente de Marketing na Unilever, Country Manager na Walt Disney Parks & Resorts e Diretor de Marketing na Accenture. Em 2004 foi convidado a participar do 'start up' do Burger King no Brasil com o desafio de construir uma nova marca a partir do zero. Na passagem pela divisão de Parques Temáticos da Disney conquistou no ano 2000 o prêmio Odyssey Awards da Travel Industry Association of America pela melhor campanha de marketing internacional ao consumidor com o Show da Disney no Rio “Millennium Laser Show.”

Ana Paula Munis Buainain

Engenheira Química graduada pela USP Lorena, Mestre em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP, MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV. Experiência de 18  anos em Análise Sensorial e Ciência do Consumidor na liderança de projetos nos segmentos de alimentos, aromas, medicamentos, suplementos e dermocosméticos em empresas nacionais e internacionais, como IFF Essências e Fragrâncias e Hypera Pharma.

Anderson Giovanni Candido de Oliveira

Cientista de Alimentos formado pela ESALQ-USP com forte atuação na indústria de alimentos desde 2007 nas áreas de Assuntos Regulatórios, P&D, Inovação e Ciência do Consumidor. Com foco em gerenciamento de projetos e estratégia de inovação foi Gerente de P&D na Danone por 10 anos e atualmente é Gerente de Inovação e Compliance na Coca-Cola Brasil. Possui certificação em Project Management e Cool Hunter & Future Studies pelo IED (Instituto Europeu de Design).

Christian Soares Mansur

Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Goiás, Engenheiro de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina, com conclusão na ENSBANA (Dijon, França). Especialista em Panificação Sênior da Dupont.

Claudia Facca

Designer, educadora e pesquisadora. Mestre e Doutora em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Especialista em Comunicação e Artes e Didática do Ensino Superior pela Universidade Mackenzie. Graduada em Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto pela Universidade Mackenzie. Coordenadora dos cursos de graduação e pós-graduação em Design no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.

Cynthia Jurkiewicz Kunigk

Graduada em Engenharia Química pela Mauá. Mestre em Engenharia Química pela USP. Doutora em Ciência dos Alimentos pela USP. Experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Microbiologia de Alimentos.

Daniela Gastaldo Cordeiro

Engenheira de Alimentos pela Mauá, MBA em Gerenciamento de Projetos FGV. Experiência em Pesquisas e Desenvolvimentos e Gerenciamentos de Projetos na indústria de alimentos, desenvolvendo novos produtos e aplicações para a indústria de alimentos.

Lilian de Cássia Santos Victorino

Engenheira de Alimentos pela Mauá, Mestre em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas, Doutoranda em Engenharia Química na USP. Experiência na área de Tecnologia de Carnes e Derivados.

Renata do Nascimento

Formada em Engenharia de Alimentos pela Escola de Mauá em 1999, Mestre e Doutora em Tecnologia de Alimentos pela UNICAMP. Atuando há 21 anos em grandes empresas no Brasil na área de pesquisa e desenvolvimento de produtos. Atualmente gerente de P&D Plant Based na Seara Alimentos.

Tatiana Guinoza Matuda

Engenheira de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre e Doutora em Engenharia Química pela USP. MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Experiência na área de massas de pães congeladas e vendas de ingredientes para o mercado de panificação.

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