Matrícula
para pagamento até 19/01/2026
Segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30
Objetivo
O conceito de Cidades Inteligentes ou Smart Cities, surgido no final do século XX, tem sido objeto de pesquisas e projetos para sua implantação em municípios de todos os portes, em diversos países de todos os continentes. Volumes expressivos de aporte financeiro para estas transformações são cada vez mais frequentes. Erroneamente, é usual considerar-se uma cidade como Smart City quando estão presentes determinadas tecnologias, particularmente da área de Tecnologia e Ciência da Informação. Estes requisitos, embora necessários, não são suficientes. Também devem-se considerar aspectos ligados à Governança, mitigação de silos e criação de políticas adequadas para o desenvolvimento tecnológico da Cidade Inteligente. Este curso busca uma abordagem equilibrada a todas estas questões.
Público-Alvo
Profissionais de áreas técnicas ou gerenciais e gestores públicos que desejam entender o processo que leva um município à categoria de Smart City. Interessados em conhecer os requisitos técnicos a serem considerados para esta transformação, além das vantagens decorrentes e os benefícios trazidos à população.
Matrícula + 5 parcelas de R$ 1.675,00*
Condições especiais para ex‑alunos, grupos e empresas conveniadas
*Investimento por módulo (120 horas)
*Valores 2026
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2021: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
O pagamento poderá ser efetuado por boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matrícula. Em caso de desistência, o valor não será devolvido. Se a turma não se formar, o valor será devolvido integralmente.
Soluções tecnológicas são apenas parte do elenco trazido pelas Cidades Inteligentes. Esta disciplina apresentará casos reais de modelos de negócios em Cidades Inteligentes, com enfoque nos desafios técnicos enfrentados e nas soluções adotadas.
Esta disciplina busca trazer ao aluno os pontos relevantes de uma Cidade Inteligente trazidos aos cidadãos. Por meio da apresentação de casos reais em cidades tidas como exemplo de implantação do conceito, busca-se apresentar, de maneira prática, como a Cidade Inteligente pode transformar a vida de seus cidadãos.
A Gestão de Projetos é fundamental para nortear o desenvolvimento e a implantação do Plano Diretor de Tecnologias para Cidades Inteligentes (PDTCI), o que ficará claro nessa disciplina. O PDTCI é um dos principais aparatos preconizados pelo Plano Nacional de IoT, destinado a nortear a Transformação Digital das cidades, a base para se tornarem inteligentes.
Internet das Coisas, Computação em Nuvem, Ciência de Dados, Infraestrutura de Telecomunicações. Nessa disciplina, serão apresentadas as principais tecnologias que atendam a coleta, tratamento e segurança de dados, escalabilidade sob demanda e ausência de obsolescência, garantia de desempenho computacional e largura de banda adequada, entre outros requisitos essenciais no âmbito das Cidades Inteligentes.
Pós-Doutorado em Sistemas de Informação e Projetos pela USP. MBA em Inovação e Cidades Inteligentes pela Facens. Pós-Graduação Big Data Analitycs pelo Mackenzie. Doutora em Ciências Sociais e Mestre em Administração pela PUCSP. Graduação em Administração, ênfase em Análise de Sistemas pela FASP. Graduação em Ciências da Computação pela Anhembi Morumbi. Presidente do PMI São Paulo (2021-2022). Executiva da área de TI, com mais de 30 anos de experiência em projetos. Docente em cursos de Pós-Graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie, entre outras.
Pós-Doutorando em Engenharia de Computação (Poli-USP). Doutor e Mestre em Engenharia de Computação pela Escola Politécnica da USP, tendo recebido o Prêmio SBIAgro de Melhor Dissertação de Mestrado 2009. Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP. Docente em Cursos de Especialização de IoT, Direito e TI, IoT e Gestão da Informação e Cidades Inteligentes. É Diretor Técnico na Abili Tecnologia da Informação Ltda., empresa atuante no desenvolvimento de softwares corporativos customizados baseados em web desde 1996. Pesquisador outorgado na modalidade Pesquisa Inovativa na Pequena Empresa (PIPE) da FAPESP.
Doutora em Engenharia de Computação pela Escola Politécnica da USP. Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Mauá. Mestre em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da USP. Graduada em Engenharia Civil pela Mauá. Cursando MBA Data Science USP. Pesquisadora do tema Cidades Inteligentes há mais de 11 anos. Coordenadora e Docente em Cursos de Especialização, em temas voltados a Cidades Inteligentes e IoT. É Diretora Comercial na Abili Tecnologia da Informação Ltda., empresa atuante no desenvolvimento de softwares corporativos customizados baseados em web desde 1996. Pesquisadora outorgada na modalidade Pesquisa Inovativa na Pequena Empresa (PIPE) da FAPESP.