Matrícula
para pagamento até 30/06/2025
Sextas-feiras das 19h às 22h30; Sábados das 9h às 12h30
Objetivo
Proporcionar aos alunos, as ferramentas para avaliação de riscos de projeto e obras de contenções e fundações e também avaliação do desempenho de fundações (provas de carga, ensaio de carregamento dinâmico, controle de recalques). Visitas às obras para aulas práticas. Análise das causas das patologia de fundações e formas de remediação e reforço de fundações.
Aulas Presenciais com transmissão on-line em casos especiais
As aulas serão presenciais no campus São Paulo, às sextas-feiras das 19h às 22h30 e aos sábados das 9h às 12h30, com transmissão on-line para estudantes de fora da cidade de São Paulo que se matricularem nesta condição. Em alguns casos especiais, os alunos normalmente matriculados poderão assistir on-line, parcialmente, sob justificativas a cada semana.
Algumas aulas práticas de demonstrações de ensaios e equipamentos, bem como visitas às obras de contenções e fundações, não terão transmissão on-line, de modo que os alunos devem estar cientes que perderão parte das aulas.
Algumas aulas não serão presenciais, por conta de professores e palestrantes de fora da cidade de São Paulo e de vários outros estados e mesmo do exterior. Nesse caso, as aulas forçosamente serão on-line.
Público-Alvo
O curso está planejado para ser oferecido a profissionais com formação plena em Engenharia Civil. A aceitação de candidatos com formação diferente dependerá de análise pela Coordenação do curso.
Matrícula + 5 parcelas de R$ 1.902,00*
Condições especiais para ex‑alunos, grupos e empresas conveniadas
*Investimento por módulo (120 horas)
*Valores 2025
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2024: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
¹ Descontos não aplicaveis na matrícula;
² Descontos não acumulativos.
O pagamento poderá ser efetuado por boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matrícula. Em caso de desistência, o valor não será devolvido. Se a turma não se formar, o valor será devolvido integralmente.
Análise de risco e confiabilidade em fundações. Responsabilidades técnicas e jurídicas de projetos e execução de fundações. Seguros em fundações. Probabilidade de riscos de rupturas em fundações.
Avaliação de desempenho de fundações através de provas de carga estáticas, ensaios de carregamento dinâmico e controle de recalques.
Análise das causas de patologias em construção civil e, em particular, às devidas ao mau desempenho das contenções e fundações – casos de obra.
Abordagem das técnicas de remediação e reforço de contenções e fundações acometidas por patologias. Cuidados a serem tomados na execução de reforços.
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1987), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é colaborador da Universidade Federal de Pernambuco, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Vice-presidente nacional da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, Livre Docente e professor associado da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: resíduos de construção, fundações, estacas, interação solo-estrutura e melhoramento de solos. Foi Presidente nacional da ABMS - Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica no biênio 2019-2020.
Advogado, com especializações em Arbitragem, Finanças e Direito de Empresa, é Sócio Titular da Del Mar Advogados, membro do Conselho Jurídico do Secovi, do SindusCon-SP e da CBIC. Professor e palestrante convidado em inúmeros eventos do setor da construção civil. Autor do livro “Direito na Construção Civil”, do “Apêndice Jurídico” do “Guia Orientativo para atendimento à NBR 15575”, do livro “Falhas, Responsabilidades e Garantias na Construção Civil”, do livro “Aspectos Jurídicos da Tabela Price” e da Monografia "Alienação Fiduciária de Coisa Imóvel".
Engenharia Civil pela Fundação Educacional de Barretos, mestrado e doutorado em Geotecnia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é livre docente da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Fundações e Escavações, atuando principalmente nos seguintes temas: fundações, provas de carga, ensaios de campo, barragens e obras de terra. Desenvolve uma série de pesquisas na Unicamp com apoio das instituições de fomento.
Nelson Aoki é engenheiro civil (1963) pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil no Rio de Janeiro e doutor em Engenharia (1997) pela USP. Ao longo de sua carreira, atuou em obras de engenharia civil e foi diretor das firmas de fundações Estacas Franki no Rio de Janeiro e da Scac em São Paulo. No Rio de Janeiro foi professor de Equações Diferenciais no Instituto de Matemática e de Fundações, na Escola de Engenharia da UFRJ e, no Instituto Militar de Engenharia. Na USP/São Carlos foi professor no Departamento de Geotecnia até aposentar-se em 2009. É coautor de seis livros sobre fundações e detentor dos prêmios Terzaghi e Manuel Rocha da ABMS – Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica tendo presidido a Comissão Técnica de Risco desta entidade no biênio 2012/2014. Atualmente é consultor de fundações e professor colaborador na USP e no IMT.
Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP, mestre e doutor pela mesma Escola, foi pesquisador no IPT (1975 a 2004), Ex-superintendente do Sindicato da Indústria da Construção - SindusCon-SP, Sócio Diretor da TECNUM Construtora, professor convidado no Mestrado Profissional do IPT e professor de fundações na FESP. Foi presidente nacional da ABMS - Associação Brasileira de Mecânica de Solos e Engenharia Geotécnica. Coeditor do livro Fundações – Teoria e Prática (Editora PINI, depois Oficina de Texto) e outras publicações da ABMS e coeditor do livro Application of Stress Wave Theroy to Piles – Quality Assurance on Lan and Offshore Pilin, editora Balkema.
Graduado em Engenharia Civil pela FUMEC-FEA, com doutorado pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa. Professor e consultor técnico, é o principal executivo da Geomec – empresa de projetos e consultoria em engenharia geotécnica e de fundações. Em 1990, a Geomec incorporou a tecnologia de controle da qualidade em engenharia de fundações profundas, através da execução de PDA e PIT.
Engenheiro civil pelo Mackenzie, mestrado e doutorado pela USP, é pesquisador do IPT e professor do Mestrado Profissional do mesmo Instituto. É autor dos livros “Trincas em Edifícios” e “Tecnologia, Gerenciamento e Qualidade na Construção”, publicados pela PINI. Atua em Materiais e Sistemas Construtivos, nos temas de edifícios, habitação, qualidade, patologia, desempenho / qualificação de componentes e sistemas construtivos, alvenarias, revestimentos, fachadas de edifícios.