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Início
Março de 2025
Horário

Assuntos Regulatórios e Relações Governamentais - Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30 (Aulas remotas síncronas) e aos sábados, das 8h30 às 17h (Aulas presenciais mensalmente no campus São Paulo).

Carga Horária
120 h
ch

Assuntos Regulatórios e Relações Governamentais

Objetivo

Desenvolver e capacitar profissionais para atuar na área de Assuntos Regulatórios e Relações Governamentais na Industria de Alimentos, assim como em Órgãos Reguladores, Entidades Empresariais, Entidades de Classe e outros setores relacionados, preparando-os para as diferentes etapas do processo de registro de produto (pré-registro, registro e vigilância pós-registro) e interação com os órgãos relacionados, e para o enfrentamento de situações emergentes dos procedimentos de fiscalização sanitária.

Público-Alvo

Profissionais graduados que desejam adquirir, atualizar e/ou aprimorar conhecimentos necessários para a atuação nas áreas de assuntos regulatórios e relações governamentais na indústria de alimentos e atividades relacionadas.

Aulas Híbridas

As aulas serão ministradas remotamente (síncronas) às terças e quintas e aos sábados presencialmente (mensalmente) no campus de São Paulo. 
Somente a disciplina Processo Regulatório Aplicado ao Desenvolvimento e Lançamento de Produtos será híbrida, às terças e quintas, no campus São Paulo.

Matrícula

Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva

Até 31 de outubro R$ 1.335,00
Até 22 de novembro R$ 1.420,00
Até 20 de dezembro R$ 1.510,00
Após 21 de dezembro R$ 1.780,00*

Descontos

Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2023: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

¹ Descontos não aplicaveis na matrícula;
² Descontos não acumulativos.

Investimento

Matricula + 5 parcelas de R$ 1.780,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas

*Investimento por módulo (120 horas)

*Valores praticados em 2024, sujeitos a correção por índices inflacionários para o período de 2025

Taxa de Reserva: R$ 300,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

Coordenador

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Eliana Paula Ribeiro
Doutora, Mestre e Graduada em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP. Experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Leite e Derivados.

Disciplinas



Assuntos Regulatórios e Relações Governamentais: um aliado estratégico
8h
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Discutir a importância do profissional das áreas de assuntos regulatórios e relações governamentais como aliado estratégico; perfis dos profissionais que atuam na indústria, setor regulado e entidades; discutir cases de sucesso.

Ferramentas de Gestão em Assuntos Regulatórios e Relações Governamentais
24h
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Análise de impacto regulatório; ferramentas de gestão;  Análise do risco regulatório (identificação, avaliação, mensuração, controle e gestão); articulação e estudos de caso.

Liderança
8h
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Gestão de equipe regulatória, , capabilities organizacionais, indicadores de performance (KPis), estratégias para avaliar e promover a evolução da equipe.

Processo Regulatório Aplicado ao Desenvolvimento e Lançamento de Produtos
40h
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Diagnóstico regulatório; Elaboração e submissão de dossiês para aprovação de produtos e acompanhamento do processo de registro; regulamentações horizontais e específicas; Classificação de produtos segundo o grau de risco sanitário: registro x notificação; rotulagem, potenciais claims e propaganda de produtos sujeitos a vigilância sanitária; lançamento e manutenção do registro pós-aprovação; interações com a área da Qualidade (controle da qualidade, estudos de estabilidade e recall).

Regulamentação Sanitária Internacional
12h
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Conceitos Gerais;  Codex Alimentarius; principais órgão reguladores e blocos internacionais (União Europeia, FDA, outros) e impacto para o Brasil; Blocos na América Latina: Mercosul, SIECA, CAN e Aliança do Pacifico; importação e exportação de produtos.

Relações Governamentais
12h
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Congresso e Senado Nacional: como nasce um projeto de lei; Relação entre os poderes executivos e judiciários e impactos na indústria de alimentos; Importância do engajamento das associações de indústria; Mapeamento/gerenciamento de Stakeholders; Elaboração de estratégias para conquistar aliados internos, viabilizar parcerias externas e conquistar a atenção e o respeito do governo.

Trabalho Integrador
20h
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Consiste em uma atividade integradora realizada em grupos, desenvolvida dentro e fora de sala de aula, relacionada à Agenda da ANVISA e o escopo do trabalho estará atrelado aos temas estudados nas disciplinas do módulo.

Vigilância Sanitária Nacional
24h
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Histórico da Vigilância Sanitária no Brasil; Sistema Nacional, Estadual e Municipal de Vigilância Sanitária e Agência Nacional de Vigilância Sanitária; Legislação de Funcionamento de Empresas Sujeitas à Vigilância Sanitária; Procedimentos Administrativos e Medidas Judiciais. Código de Defesa do Consumidor e recall.

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Antonio Marcos Pupin

Diretor de Assuntos Técnicos e Regulatórios da Associação Brasileira de Bioinovação é formado em química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), possui mestrado pela mesma universidade e doutorado em Ciências de Alimentos pela UNICAMP e pelo CSL - UK (Central Science Laboratory – UK) e MBA em Relações Governamentais pela FGV. Exerceu a função de pesquisador na Unicamp por mais de 10 anos e desenvolveu diversas atividades na área de Assuntos Regulatórios e Científicos na Nestlé, principalmente junto à ANVISA e MAPA coordenando diversos grupos de trabalhos em associações de classe como ABIA, ABIAD, GENE/SINDUSFARMA, VIVALÁCTEOS e ABIMAPI por mais de 22 anos. Foi expatriado para a Suíça entre 2007 e 2009 onde atuou em projetos globais na área de lácteos como ponto focal para a zona LATAM. Representou a empresa em entidades científicas como o ILSI (International Life Science Institute) onde coordenou a força tarefa de alimentos funcionais. Foi representante da ABIA junto à delegação brasileira do Codex Alimentarius nos comitês do CCAB, CCNFSDU e CCFL e diretor da ABIAD entre 2012 e 2020.

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Karina Costa

Engenharia de Alimentos pela Mauá, Especialista em Qualidade pelo Instituto Vanzolini USP e MBA em relações governamentais na FGV. Membro da diretoria da Abiad e Abiam. Participa de Comitês Internacionais como Mercosul e Codex. Gerente Sênior de Assuntos Regulatórios na América Latina na Tate & Lyle.

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Luciana Guedes Simões Mota

Graduada em Engenharia de Alimentos pela Mauá e Pós-Graduada em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini USP. Atuando há 15 anos na área de alimentos, atualmente Gerente de Pesquisa e Desenvolvimentos e Assuntos Regulatórios na Bauducco (Grupo Pandurata).

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Mariana Alegre

Farmacêutica-Bioquímica pela USP, Bacharela em Direito pela PUC-SP, inscrita na OAB-SP. É Especialista em Direito Sanitário pela USP e MBA em Gestão de Negócios pela FGV-RJ e Mestre em Direito PUC-SP. Tem cerca de 20 anos de experiência na área de Assuntos Regulatórios trabalhando para ANVISA, Novartis, Wyeth y Pfizer e DSM Produtos Nutricionais. Coordenou o grupo de trabalho de Suplementos e Alimentos Fortificados do Ilsi Brasil (International Life Sciences Institute), foi membro das Diretorias da ABIAD (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA) e também presidente da ALANUR (Alianza Latinoamericana de Nutrición Responsable). Atualmente, é Diretora Associada de Assuntos Regulatórios da Johnson & Johnson, e Membro da Comissão Diretiva da CASIC Latinoamerica CONSEJO DE LA INDUSTRIA DE COSMÉTICOS, ASEO PERSONAL Y CUIDADO DEL HOGAR DE LATINOAMÉRICA. É professora visitante do Instituto Mauá de Tecnologia e das Faculdades Oswaldo Cruz, disciplinas de Assuntos Regulatórios de Alimentos.

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Thelma Ramos Teixeira Lahóz Moya

Graduada em Engenharia de Alimentos pela Mauá, Pós-Graduada em Vigilância Sanitária na USP e Relações Governamentais na Faculdade Getúlio Vargas (MBA-FGV). Atuando há 15 anos na área de alimentos em Assuntos Regulatórios, atualmente Gerente Sr. de Assuntos Regulatórios na Indústria Farmacêutica Abbott e coordenadora do Grupo de Trabalho de Alimentos Enterais e Alimentos para fins especiais da Associação Brasileira da Industria de Alimentos para Fins Especias e Congêneres.

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Vinicius Pedote

Graduado em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP, com MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FIA/USP. Desenvolveu a carreira profissional na indústria de alimentos, em empresas multinacionais como Nestlé, Kerry, Naturex, Givaudan e Coca-Cola. Na Nestlé, exerceu diversas funções ao longo de 15 anos no Brasil, além de 3 anos dedicados na matriz da empresa na Suíça. São 25 anos dedicados às áreas de Assuntos Regulatórios, Relações Governamentais, Assuntos Institucionais, Responsabilidade Social Corporativa, Inovação e Compliance. Desde 2015, atua regionalmente na América Latina e, atualmente, é Diretor de Assuntos Científicos e Regulatórios na Coca-Cola, liderando equipe de 17 pessoas baseadas em 8 países da região. Tem participação ativa em diversas associações e câmaras da indústria de alimentos na America Latina, com liderança em grupos de trabalho e, atualmente, membro da diretoria da ABIAD e ABIR.