Grupo de Pesquisa: Tratamento Biológico de Águas Residuárias.
Local: Laboratório de Engenharia Bioquímica (R-352).
Professores pesquisadores:
Prof.ª Dr.ª Giovanna Lovato - giovanna.lovato@maua.br - Interlocutora
Prof.ª Dr.ª Roberta Albanez - roberta.albanez@maua.br
Prof.ª Dr.ª Suzana Maria Ratusznei - ratusznei@maua.br
Descrição: Os trabalhos de pesquisa desenvolvidos têm por objetivo o estudo de biorreatores anaeróbios aplicados ao tratamento de águas residuárias domésticas e industriais operados em batelada e/ou batelada alimentada, com agitação mecânica ou circulação da fase líquida, e biomassa granulada (ASBR) ou imobilizada em suporte inerte (AnSBBR). Os projetos são relacionados à engenharia de processos e visam o estudo da influência de variáveis de processo como: estado de agitação, tamanho das biopartículas, período da duração das várias etapas do processo, e estratégia de alimentação, sobre a eficiência de remoção de matéria orgânica carbonácea, nitrogenada e sulfurosa, como também na produção de bioenergia na forma de hidrogênio e metano, analisando-se também a eventual necessidade da suplementação de substâncias (tamponamento, micro e macro nutrientes). A abordagem privilegia tópicos fundamentais relacionados à cinética, biorreatores e transferência de massa no intuito de fornecer informações para a utilização das configurações tecnológicas investigadas em escala plena.
Principal linha de pesquisa: Aplicação de biorreatores anaeróbios operados em batelada e/ou batelada alimentada sequenciais (ASBR/AnSBBR) ao tratamento de águas residuárias visando a adequação ambiental e a produção de bioenergia.
Principal projeto de pesquisa: Aplicação do conceito de biorrefinaria a estações de tratamento biológico de águas residuárias: o controle da poluição ambiental aliado à recuperação de matéria e energia.