Grupo de Pesquisa: Tratamento Biológico de Águas Residuárias.
Local: Laboratório de Engenharia Bioquímica (R-352).
Professores pesquisadores:
Prof.ª Dr.ª Giovanna Lovato - giovanna.lovato@maua.br - Interlocutora
Prof.ª Dr.ª Roberta Albanez - roberta.albanez@maua.br
Prof.ª Dr.ª Suzana Maria Ratusznei - ratusznei@maua.br
Descrição: A pesquisa desenvolvida pelo grupo se concentra na área de Engenharia de Processos Biológicos, com ênfase em processos anaeróbios aplicados ao tratamento de águas residuárias. Os estudos envolvem o desenvolvimento de reatores operados em bateladas sequenciais, com foco na produção de bioenergia (hidrogênio e metano) e biomoléculas de alto valor agregado (ácidos orgânicos e biopolímeros), além da remoção de micropoluentes e da adequação ambiental de efluentes industriais e sanitários. A abordagem adotada combina aspectos fundamentais, como cinética, operação de biorreatores e transferência de massa, com diretrizes tecnológicas, incluindo variáveis de processo e viabilidade econômica. O objetivo é viabilizar a aplicação industrial dessas tecnologias, promovendo soluções inovadoras e sustentáveis para o tratamento de resíduos e a geração de energia renovável.
Principal linha de pesquisa: Processos Biotecnológicos para Produção de Bioenergia e Bioprodutos pelo Tratamento de Águas Residuárias.
Principal projeto de pesquisa: Consolidação do Conceito de Biorrefinaria Aplicado ao Tratamento Biológico de Águas Residuárias e de Resíduos Sólidos.