Grupo de Pesquisa: Motores de Combustão Interna & Veículos.
Local: Laboratório de Motores de Combustão Interna (Blocos M, R e S).
Professores pesquisadores:
Prof. Dr. Clayton Barcelos Zabeu - clayton@maua.br - Interlocutor
Prof. Dr. Fernando Malvezzi - fernando.malvezzi@maua.br
Prof. Me. Renato Romio -romio@maua.br
Prof. Dr. Fábio Delatore -fabio.delatore@maua.br
Professor colaborador:
Prof. Dr. Francisco Emilio Baccaro Nigro - Poli/USP
Pesquisador colaborador:
Dr. Adriano Ferreira de Mattos Silvares - adriano.silvares@maua.br
Dr. Jácson Beltrão de Vargas Antolini - jacson.antolini@maua.br
Dr. Filipi Martins Fernandes Silva - filipi.silva@maua.br
Dr. Bruno Luis Hennemann - bruno.hennemann@maua.br
Dr. Rafael da Cruz Ribeiro Berti - rafael.berti@maua.br
Dr. Marcos Makoto Toyama - marcos.toyama@maua.br
Dra. Maristhela Passoni De Araujo Marin - maristhela.finep@maua.br
Me. Jean Amadeo Brambila - jean.brambila@maua.br
Esp. Gustavo Cassares Pires - gustavo.pires@maua.br
Descrição: O Grupo de Pesquisa em Motores de Combustão Interna e Veículos tem o objetivo de desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia em sistemas de conversão energética, mobilidade e descarbonização. Os temas abordados vão desde a pesquisa básica sobre a fenomenologia da formação e evolução de "sprays" de etanol e sua combustão, geração de hidrogênio a partir da reforma de etanol ou biometano, até arquiteturas que ligam o motor ao veículo, eletrificação veicular. Também são estudados temas como Tribologia, Mecânica dos Fluidos, Termodinâmica, Transferência de Calor, Processos Químicos, Ruído, Dinâmica não linear e Dinâmica de Sistemas Multicorpos, análise de vibração, sensores, atuadores e controle. Estes temas são tão diversos e ao mesmo tempo tão interligados que apenas a reunião de um grupo de pesquisa com diferentes habilidades pode enfrentar esses desafios.
Principal linha de pesquisa: A principal atividade do grupo é o estudo de combustíveis alternativos em motores de combustão interna, por meio de métodos experimentais em bancadas dinamométricas e/ou em veículos e por meio de modelos matemáticos e simulações numéricas em computação de alto desempenho (HPC-cluster). Conceitos de injeção direta de etanol em motores de ignição por centelha ou por compressão, uso de diferentes teores e origens de biodiesel na mistura com diesel de origem fóssil, estudo de maiores teores de etanol na mistura com gasolina, avaliação de emissões de poluentes e de gases de efeito estufa, hibridização de veículos pesados, emprego de reforma de etanol para geração de hidrogênio para alimentação de células combustível são temas atualmente abordados pelo grupo de pesquisa.
Principais projetos de pesquisa:
- Substituição de óleo combustível pesado (HFO) por gás natural e hidrogênio em motores de grande porte empregados em termelétricas;
- Desenvolvimento de reformadores catalíticos para geração de H2 fornecido a célula combustível de óxido sólido;
- Emprego de etanol hidratado em motores de ignição por compressão com ignição assistida por vela incandescente;
- Emprego de célula combustível em sistemas de propulsão aeronáutico;
- Emprego de nanopartículas como aditivos para combustíveis;
- Aplicações da Dinâmica não linear em Engenharia.
Publicações: https://www.maua.br/pesquisa/publicacoes-motores-de-combustao-interna-veiculos