Inovação na Educação Superior

Grupo de Pesquisa: Inovação na Educação Superior.

Integrantes – Doutores, dedicação integral e exclusiva

Prof. Dr. Marcello Nitz – Líder (pro tempore)
Prof. Dr. Cristiano Cordeiro Cruz
Prof.a Dr.a Eloiza Gomes
Prof.a Dr.a Juliana Martins Philot
Prof. Dr. Octavio Mattasoglio Neto
Dr. Vinicius da Silva Carvalho

Objetivos do Grupo

O Grupo de Pesquisa em Inovação na Educação Superior tem como propósito investigar e desenvolver práticas inovadoras voltadas à qualificação do ensino, da aprendizagem e da gestão acadêmica no ensino superior. Busca-se gerar conhecimento teórico e aplicado que contribua para o avanço das práticas educacionais e que possa ser incorporado, de forma crítica e criativa, ao cotidiano da própria instituição, compreendida como um espaço privilegiado de experimentação e inovação. As ações do grupo estão voltadas à:

  • Produção de conhecimento relevante sobre avaliação, formação docente e extensão universitária;
  • Implementação e análise de experiências pedagógicas inovadoras;
  • Promoção do desenvolvimento institucional com base nas evidências e aprendizados gerados pelas pesquisas;
  • Contribuição para a formação crítica e engajada de estudantes e docentes.

Linhas de Pesquisa

1. Avaliação na Educação Superior

Esta linha de pesquisa investiga os processos, práticas e impactos da avaliação na educação superior, reconhecendo-a como elemento central para a melhoria da qualidade do ensino, a formação discente e o desenvolvimento institucional. São contempladas diferentes abordagens teóricas e metodológicas, incluindo:

  • Avaliações formativas, somativas e diagnósticas
  • Avaliação por competência
  • Padrões de desempenho e escalas de proficiência
  • Interface entre avaliação e currículo
  • Gestão da e para a aprendizagem

2. Formação Docente

Focaliza os processos de formação, profissionalização e desenvolvimento docente, especialmente no contexto da educação superior presencial. Os estudos abrangem:

  • Práticas educativas e cultura do trabalho docente
  • Políticas de formação inicial e continuada
  • Abordagens teóricas e metodológicas de formação docente
  • Impactos da formação docente na aprendizagem dos alunos

3. Extensão Universitária Comunitária

Investiga práticas extensionistas com ênfase tecnológica, realizadas com grupos socialmente vulnerabilizados. Essas ações:

  • Visam à emancipação e ao empoderamento dos grupos atendidos;
  • São guiadas por uma perspectiva multicultural;
  • Configuram-se como espaços formativos para estudantes universitários.

As práticas investigadas contribuem para:

  • Leitura crítica da realidade e compromisso social;
  • Desenvolvimento de competências comunicativas e interculturais;
  • Criação de soluções sociotécnicas em parceria com as comunidades locais;
  • Ampliação e aplicação crítica dos conhecimentos técnicos adquiridos na graduação.