Sistemas Mecatrônicos Inteligentes e Robótica (SMIR)

Grupo de Pesquisa: Sistemas Mecatrônicos Inteligentes e Robótica (SMIR)

Local: Sala W403.

Professores pesquisadores:

Prof. MSc. Alexandre H. Moreira (alexandre.hmoreira@maua.br)
Prof. MSc. Anderson H. Moreira (anderson.hmoreira@maua.br)
Prof. Dr. Eduardo Lobo Lustosa Cabral (elcabral@maua.br)
Prof. Dr. Fernando Madani (madani@maua.br) - Interlocutor 
Prof. Msc. Murilo Zanini de Carvalho (murilo.carvalho@maua.br)
Prof. MSc. Roberto Scalco (roberto.scalco@maua.br)

Professores colaboradores:

Prof. MSc. Diego Hernandez Arjoni (diego.arjoni@maua.br)
Prof. MSc. Rodrigo Mangoni Nicola (rnicola@maua.br)


Descrição: A atuação do grupo está voltada ao estudo e desenvolvimento de sistemas mecatrônicos com elevado grau de inteligência e conectividade.

Estes sistemas, envolvendo a combinação sinergética de Computação, Eletrônica e Mecânica, devem estar aptos a analisar dados, comunicar-se com outros sistemas, aprender e adaptar-se à diferentes condições e operações.

Dentro do foco abordado pelo grupo, além da flexibilidade, da capacidade de aprendizado, adaptação e inteligência dos sistemas autônomos modernos, devem também possuir a capacidade de interagir, colaborar e cooperar com outros sistemas inteligentes, definindo assim a composição dos sistemas multiagentes.

O desenvolvimento dos sistemas mecatrônicos multiagentes permitem uma ampla gama de aplicações que vão desde a fabricação industrial até as cidades inteligentes.

Principal linha de pesquisa: Desenvolvimento dos sistemas mecatrônicos multiagentes com aplicações em sistemas industriais inteligentes, robôs autônomos, robôs de serviço e cidades inteligentes.

Principais projetos de pesquisa: 

  1. Cidades Inteligentes - Implementação de técnicas de aprendizado de máquina para otimização da navegação de veículos; Construção de serviços capazes de disponibilizar os dados dos veículos para a cidade, a fim de realizar a otimização da mobilidade urbana por meio do controle dos sinais de trânsito.
  2. Robos de serviço - desenvolvimento de uma plataforma robótica humanoide dotada de sistema de inteligência artificial para atuar como robô de serviço em tarefas de assistência pessoal. O projeto desta plataforma compreende o desenvolvimento de um ambiente integrado com: a) estrutura física de um robô humanoide e seus acionamentos, b) sistema de visão estéreo, c) sistema de captura e reconhecimento da fala humana, d) sintetização de voz e sistema de áudio, e) Inteligência Artificial para assistência pessoal e f) Inteligência Artificial para aprendizagem de máquina. A plataforma é autônoma e todos os recursos computacionais e sensoriais embarcados.
  3. Sistemas de Manufatura Inteligentes e Manufatura Digital este projeto tem como objetivo principal a integração entre máquinas, equipamentos e sistemas de planejamento, monitoramento e gerenciamento remoto dos ambientes de manufatura. Atuando também no desenvolvimento de Equipamentos Industriais para realizar tal integração, permitindo a criação de uma planta fabril com maior grau de inteligência.