Desenvolvimento de Aplicações Tecnológicas em Agricultura de Precisão, Engenharia Biomédica e Controle de Processos

Grupo de Pesquisa: Desenvolvimento de Aplicações Tecnológicas em Agricultura de Precisão, Engenharia Biomédica e Controle de Processos.

Professores pesquisadores:

Profa. Dr.ª Alessandra Dutra Coelho (alessandra.coelho@maua.br)
Prof. Msc. Fernando de Almeida Martins (fernando.martins@maua.br)
Prof. Msc. Hugo da Silva Bernardes Gonçalves (hugo@maua.br
)
Prof. Dr. Wânderson de Oliveira Assis (wanderson.assis@maua) - Interlocutor 

Professores colaboradores:

Prof. Msc. Murilo Zanini de Carvalho (murilo.carvalho@maua.br)
Prof. Dr. Rubens Gedraite

Descrição: Nos últimos anos temos vivenciado o avanço constante dos sistemas de comunicação e o surgimento de novas tecnologias e ferramentas computacionais. O emprego dessas novas tecnologias, tais como a "Internet das Coisas" (IOT - Internet of Things), propiciam melhorias contínuas nos processos e aplicações industriais, bem como permitem consideráveis avanços no ensino e pesquisa, além de impulsionar a realização de projetos que melhoram a qualidade de vida do ser humano. São exemplos claros dessa evolução as inovações em projetos de Tecnologia Assistiva a qual consiste numa área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. As inovações resultantes do desenvolvimento de novas tecnologias englobam diversas áreas e segmentos tais como aplicações de agricultura de precisão, automação e controle de processos industriais, bem como propiciam a criação de novos experimentos práticos e atividades de ensino e pesquisa, e o emprego dos laboratórios de acesso remoto (WebLabs) e sua utilização como ferramenta de ensino à distância.

Objetivos: As atividades realizadas pelo grupo de pesquisa têm como objetivo: desenvolver projetos que: proporcionem às pessoas e à sociedade, incluindo pessoas com deficiência ou idosos maior independência, qualidade de vida e inclusão social; permitam a implementação de novas tecnologias para melhorar a avaliação de novas técnicas e estratégias de controle e automação voltadas para aplicações industriais; permitam o desenvolvimento de novos experimentos práticos e ferramentas de ensino e pesquisa, incluindo a utilização de laboratórios remotos no ensino à distância; permitem o desenvolvimento de sistemas inteligentes em aplicações voltadas para agricultura de precisão. As principais áreas envolvidas nas pesquisas são controle de processos, engenharia biomédica, eletrônica embarcada, inteligência artificial, programação, materiais e mecânica. Os projetos desenvolvidos incluem: controle e automação de processos, desenvolvimento de sistemas inteligentes baseados em Internet das Coisas (IoT), desenvolvimento de projetos utilizando comunicação por rádio frequência com longo alcance (sistema de rede LoRaWan) e desenvolvimento de laboratórios remotos (WebLabs) para ensino e Engenharia.

Principal linha de pesquisa: Desenvolvimento de aplicações de Internet das Coisas (IoT) para aplicações de Engenharia.

Principais projetos de pesquisa: Sistema inteligente de gestão de recursos hídricos na agricultura de precisão utilizando monitoramento remoto com LoRa®. Desenvolvimento de laboratórios remotos para pesquisa e ensino de engenharia. Desenvolvimento de ferramentas para melhorar a qualidade de vida dos idosos e deficientes (tecnologia assistiva). Contribuição para a automação do processo de perfuração de poços de petróleo. Desenvolvimento de sistemas de visão computacional em aplicações de automação de processos industriais e em engenharia biomédica.