INSCREVA-SE

Microscópio Eletrônico de Varredura

PLANO PARA GESTÃO E COMPARTILHAMENTO DE USO DE EQUIPAMENTO MULTIUSUÁRIO (Processo fapesp EMU  20/09163-3, vinculado à RTI 2019/25707-6) 

Este plano para gestão e compartilhamento de uso de equipamento multiusuário está relacionado ao Microscópio eletrônico de varredura - MEV - modelo Vega LMU - Tescan do Brasil Instrumentos Científicos (Figura 1).

Figura 1 - Equipamento EMU - Microscópio eletrônico de varredura Vega LMU

O laboratório conta com o apoio técnico, que  é  responsável por toda a parte operacional e  conservação do equipamento. A supervisão do Laboratório ficará por conta do Comitê Gestor.

Todo o treinamento complementar na operação do equipamento foi feito pelo fornecedor do equipamento Tescan do Brasil Instrumentos Científicos Ltda. Os técnicos habilitados realizam as análises com usuários internos e externos durante a utilização do EMU , desde que previamente agendados.

O EMU está instalado no laboratório de metrologia, no bloco R, sala R109, cuja infraestrutura foi adequada para garantir a instalação do equipamento, tanto do ponto de vista elétrico, hidráulico e as facilidades necessárias. 

Este plano apresenta também o Comitê Gestor e o Comitê de Usuários e suas funções. Em ambos os comitês o Escritório Institucional de Apoio ao Pesquisador (EIAP-IMT) auxiliará com os procedimentos administrativos relacionados à Fapesp, podendo assim participar das reuniões de cada comitê.

1. Do Comitê Gestor

O comitê gestor é composto por:

Prof. Dr. Vanderlei Cunha Parro, responsável pelo projeto EMU (http://lattes.cnpq.br/5302657052708622);
Profª. Drª. Viviane Tavares de Moraes, pesquisadora do Grupo de Ciência e Engenharia de Materiais (http://lattes.cnpq.br/1775864401331163).
Prof. Dr. Edmilson Renato de Castro, pesquisador do Grupo de Aplicações de micro-ondas em processos químicos  (http://lattes.cnpq.br/7757054221923945)
Prof.ª Dr.ª Heloísa Cristina Fernandes Cordon, pesquisadora do Grupo de Materiais de Construção Civil (http://lattes.cnpq.br/4460337492470773)

1.1. Função do comitê gestor:

  • Gerenciar a utilização e funcionamento do equipamento;
  • Verificar o uso do equipamento entre os membros signatários do projeto originador e de usuários externos, e se for o caso corrigir distorções no uso e acesso;
  • Garantir o acesso aos demais pesquisadores da comunidade científica;
  • Realizar reunião semestral para definir procedimentos de uso e suas melhorias;
  • Estabelecer critérios e procedimentos para que o equipamento produza resultados confiáveis;
  • Estabelecer critérios para se garantir recursos para a manutenção do EMU;
  • Estabelecer critérios para a garantia do pleno funcionamento do EMU durante o prazo mínimo de 7 anos;
  • Reunir as publicações geradas com os resultados obtidos com o EMU.
  • Manter a página do EMU atualizada

2. Comitê de usuários

O comitê de usuários é composto por:

Profª. Drª.Vanessa Seriacopi (http://lattes.cnpq.br/9042349027919827)
Profª. Drª. Renata Borges do Nascimento (http://lattes.cnpq.br/4966270185331380)
Profª. Drª. Kaciane Andreola (http://lattes.cnpq.br/7310871606721650)

  • Serão feitas reuniões semestrais deste comitê. Os eventuais usuários nos últimos 12 meses, e os signatários da proposta originadora poderão ser convidados para as reuniões;

2.1. Função do comitê de usuários

  • Verificar os registros do uso dos equipamentos e fazer sugestões ao comitê gestor;
  • Fazer a avaliação contínua do estado dos equipamentos e discutir a coerência e precisão dos resultados;
  • Discutir e apresentar ao comitê gestor as diretrizes para horários e uso dos equipamentos;
  • Apresentar parecer com o demonstrativo documentado da intensidade de utilização do EMU, separando os dados de usuáiros internos e externos;
  • Fornecer dados relacionados às publicações geradas com os resultados obtidos pelo EMU.

Orientações Gerais

O agendamento do MEV deverá ser realizado através do link: 

https://form.jotform.com/220545584620050

Para consultar os custos da análise e esclarecer dúvidas envie e-mail para: mev@maua.br