Time Enactus Mauá conquista o Prêmio ODS na categoria Saúde e Bem-Estar no ENEB 2020

Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo por meio da Ação Empreendedora. O projeto Fiapo-por-Fiapo foi vencedor ao promover o empoderamento feminino por meio do artesanato

São Paulo, Julho de 2020 - O Time Enactus Mauá conquistou no ENEB 2020 o Prêmio ODS na categoria "Saúde e Bem-Estar" com o projeto Fiapo-por-Fiapo, cujo objetivo é empoderar as mulheres, a partir do desenvolvimento de suas habilidades por meio do artesanato, promovendo seu bem-estar e despertando em cada uma delas o sentimento de autonomia e de protagonismo diante de suas histórias.

O ENEB, Evento Nacional Enactus Brasil, ocorreu de 14 a 16 de julho, em São Paulo. Na ocasião, os times tiveram a oportunidade de celebrar o Empreendedorismo Social a partir de workshops, palestras, simpósio, premiações e uma competição, na qual participaram em torno de 50 times, que apresentaram seus projetos e resultados, chegando ao grande vencedor que representará o Brasil com sua apresentação no Evento Mundial da Enactus, que é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora.

Projeto Fiapo-por-Fiapo

Alexandre Parizotto, aluno do segundo ano de Engenharia de Produção e presidente da Enactus Mauá, detalha que o projeto Fiapo-por-Fiapo visa trabalhar a autoestima das mulheres, num ambiente de ensino artesanal. "Elas realizam atividades de artesanato, como patchcolagem, decoração de garrafas, confecção de tapetes, execução da técnica tie-dye em lenços etc. Esses produtos são destinados principalmente para a comunidade local, por meio de feiras de exposição organizadas pelas próprias mulheres. O projeto completou 2 anos desde sua criação e já contou com mais de 10 estudantes colaborando com seu crescimento, o que impactou a vida de 22 mulheres da comunidade do Jardim Santo André", diz o aluno Alexandre.

A líder do projeto, Giovana Mirna, também relata a sua gratidão de poder colaborar em prol da sociedade e, sobretudo, com o fortalecimento da autoestima das mulheres ao ajudá-las a se enxergarem de uma outra forma. "Ver o sorriso no rosto de cada uma delas é uma sensação de realização indescritível e insubstituível! Nós impactamos a vida delas e com certeza elas também impactaram as nossas", diz

Para o orientador do grupo, o prof. e engenheiro Eduardo Nadaleto da Matta, ganhar o prêmio da ODS 3 "Saúde e bem-estar" foi o reconhecimento de muito trabalho e adaptação para o projeto Fiapo-por-Fiapo e para a Enactus Mauá como um todo. "É extremamente gratificante saber que nosso projeto é referência em assegurar um ambiente saudável para as mulheres, tanto fisicamente quanto psicologicamente, e isso só é possível por conta da relação que os participantes têm com a comunidade, garantindo assim que possamos trabalhar de fato para a resolução das necessidades dessas pessoas", relata o prof. Nadaleto.