Saiba como a Engenharia Química está presente no dia a dia das pessoas

A área permite a fabricação de produtos em larga escala, tornando os processos mais sustentáveis, seguros e saudáveis

São Paulo, maio de 2023 – A Engenharia Química impacta todos os aspectos da vida moderna. Os engenheiros químicos transformam matérias-primas em produtos úteis fabricados em larga escala, desde produtos químicos, combustíveis, fertilizantes, alimentos, farmacêuticos, biológicos, dispositivos médicos, ferramentas cirúrgicas e equipamentos de proteção individual até materiais de embalagem, carros, caminhões, navios e eletrônicos.

“Além do mais, hoje é fundamental priorizar a produção de bens de consumo com foco em sustentabilidade. O engenheiro químico atua no desenvolvimento e transformação de processos para torná-los mais sustentáveis, explica Edison Paulo De Ros Triboli, professor doutor do curso de Engenharia Química do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).

Algumas das áreas da Engenharia Química

O profissional de Engenharia Química desempenha um papel relevante no tratamento de águas residuárias (esgoto sanitário ou industrial). O objetivo do tratamento dessa água residuária é remover contaminantes e torná-la segura para ser devolvida ao meio ambiente num estado aceitável. O tratamento de água residuária envolve uma série de processos físicos, químicos e biológicos, e os engenheiros químicos são responsáveis pelo projeto e operação de instalações de tratamento de águas residuárias.

“O engenheiro químico também está envolvido no processo de tratamento de água para consumo, ao participar, por exemplo, do desenvolvimento e aplicação de tecnologias que permitam remoção de impurezas e contaminantes da água, tornando-a segura e adequada para diversos usos, como potável, aplicação em processos industriais e irrigação”, destaca Triboli.

É importante lembrar que o engenheiro químico também tem uma presença significativa no desenvolvimento de produtos de higiene pessoal, desde a pesquisa e desenvolvimento até a produção em larga escala, tais como: sabonetes, xampus, condicionadores e desodorantes. “Para se ter uma ideia, os engenheiros químicos desenvolvem não só formulações de desodorantes que garantam a eficácia no controle do odor corporal, como também  processos de produção que garantam a qualidade e a segurança do produto, cremes hidratantes e produtos de higiene bucal”, reforça o engenheiro.

A Engenharia Química também está presente na produção de energia com fontes renováveis e não renováveis, como petróleo, gás natural, carvão, energia eólica e solar, entre outras. “Ela também é importante no desenvolvimento de tintas, vernizes e resinas utilizados em diversas aplicações, desde a indústria automotiva até a construção civil e a indústria de embalagens. Esses produtos são compostos por uma mistura complexa de substâncias químicas, e a Engenharia Química é responsável por desenvolver processos de produção mais eficientes e sustentáveis”, conclui o engenheiro.

Lizandra Cardelino– (11) 98225-2278