Os projetos atingiram todos os critérios que estão ligados com a Missão dos Engenheiros Sem Fronteiras
São Paulo, janeiro de 2017 - No último sábado, na colação de Grau do Instituto Mauá de Tecnologia, dois projetos de conclusão de curso de 2016 foram reconhecidos e certificados pelo Engenheiros Sem Fronteiras - ESF. Os trabalhos, Aproveitamento dos Resíduos Vinhaça e Glicerina visando à Geração de Bioenergia e Adequação Ambiental e Monitoramento de queda de idosos por Kinect, foram avaliados por membros da organização ESF, na Exposição de trabalhos de conclusão de curso da Mauá - Eureka 2016, e atingiram todos os critérios que estão ligados com a Missão dos Engenheiros Sem Fronteiras, a saber: Número de pessoas afetadas pelo projeto; Inovação (Patente/Defesa Pública); Viabilidade de produção (Manufaturabilidade) e Viabilidade de comercialização (Marketing).
Segundo o diretor geral do Engenheiros Sem Fronteiras de São Caetano do Sul, Alisson Sarmento, o trabalho de TCC Aproveitamento dos Resíduos Vinhaça e Glicerina visando à Geração de Bioenergia e Adequação Ambiental chamou a atenção, pelo potencial de utilização em larga escala e o benefício direto ao meio ambiente num processo muito utilizado no Brasil. A solução encontrada para a produção de biogás é inovadora e possível de ser implementada.
Já o reconhecimento do TCC Monitoramento de queda de idosos por Kinect destacou-se pela solução genial e eficaz para um problema latente em nossa sociedade. "O sistema foi desenvolvido com baixo custo, utilizando equipamentos disponíveis no mercado. A programação lógica e a interligação dos sistemas culminaram numa solução muito inovadora que pode salvar vidas", comenta Sarmento.
"Sentimo-nos recompensados pela iniciativa dos Engenheiros Sem Fronteiras em prestigiar a mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso de nossos formandos, em especial em reconhecer a capacitação desses jovens para propor e executar soluções de valor para a sociedade. Ações como essas enfatizam a qualidade técnica, profissional e pessoal dos nossos egressos", comenta o Reitor do Instituto Mauá de Tecnologia, Prof. José Carlos de Souza Junior.
Sobre o Engenheiros Sem Fronteiras
O Engenheiros Sem Fronteiras é uma organização sem fins lucrativos que visa incentivar o uso da capacitação em engenharia para auxiliar o desenvolvimento da sociedade. "Nosso objetivo é a melhoria da qualidade de vida das comunidades e indivíduos em situação de necessidade, contribuindo para que as metas do milênio da ONU e as recentes metas globais para o desenvolvimento sustentável sejam alcançadas. Para isso desenvolvemos projetos em construção civil, saneamento, agricultura, energia, infraestrutura, empoderamento econômico e educação", diz Sarmento.
Conheça mais sobre a organização: https://www.facebook.com/esf.saocaetanodosul/?fref=ts