Projetos do Instituto Mauá de Tecnologia ganham Prêmio ABINC de IoT 2023

São Paulo, outubro de 2023 – Os projetos “Baby IoT – monitoramento do bem-estar de recém-nascidos” -  e  “Gêmeos Digitais: a integração do BIM e do IoT no Smart”, desenvolvidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), ficaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente, na categoria Acadêmica, no Prêmio IoT da Associação Brasileira de Internet das Coisas 2023 (Abinc).

A cerimônia de premiação foi realizada na quinta-feira, 05.10, dentro da Futurecom – maior evento do setor de telecomunicações e internet do Brasil e da América Latina. O Engenheiro e Professor Fernando de Almeida Martins, representou o Instituto Mauá de Tecnologia no evento. Ele lembra que o sucesso do Smart Campus (campus inteligente), também  apoia o desenvolvimento de projetos acadêmicos e de P&D que utilizam a internet das coisas (IoT).

“Neste ano a Mauá submeteu uma grande parte dos projetos desenvolvidos  no Smart Campus para a Associação Brasileira de Internet das Coisas, que representa o grupo de empresas e associados que desenvolvem IoT. Portanto, ganhar o prêmio IoT da Abinc é uma satisfação porque reforça o reconhecimento que a indústria e outros players que criam IoT têm com relação aos projetos da Mauá, para criar não só dispositivos eletrônicos, mas também soluções tecnológicas usando IoT”, salienta Martins.

Projetos premiados

Baby IoT – monitoramento do bem-estar de recém-nascidos: o trabalho tem como objetivo melhorar a qualidade do bem-estar de recém-nascidos. Utilizando o conceito de Internet das Coisas com a tecnologia LoRaWAN, o projeto propõe a introdução de um dispositivo eletrônico na vestimenta do bebê e em seu quarto, captando dados e tratando-os. O monitoramento é apresentado por meio de um aplicativo, disponibilizando informações para os pais, pediatras e profissionais da área. A instalação pode ser feita tanto em berçários de hospitais quanto nas próprias residências, visando à integração da tecnologia na área da Saúde.

Gêmeos Digitais: a integração do BIM e do IoT no Smart: O estudo tem como objetivo principal realizar o processo de integração entre propriedades, a partir de um modelo BIM (Building Information Modeling) e dos dados capturados de infraestruturas físicas por meio de sensores, IoT. A partir dessa integração foi possível criar ferramentas de auxílio para uma gestão mais assertiva, que analisa os dados com as propriedades dos objetos, para o uso eficiente de recursos (água, iluminação, energia) e planejamento de manutenção e uso das salas de aula e dos laboratórios.

Lizandra Cardelino– (11) 98225-2278