TENHO INTERESSE

Notícias

Projetos do Instituto Mauá de Tecnologia ganham Prêmio ABINC de IoT 2023

Projetos do Instituto Mauá de Tecnologia ganham Prêmio ABINC de IoT 2023

São Paulo, outubro de 2023 – Os projetos “Baby IoT – monitoramento do bem-estar de recém-nascidos” -  e  “Gêmeos Digitais: a integração do BIM e do IoT no Smart”, desenvolvidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), ficaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente, na categoria Acadêmica, no Prêmio IoT da Associação Brasileira de Internet das Coisas 2023 (Abinc).

A cerimônia de premiação foi realizada na quinta-feira, 05.10, dentro da Futurecom – maior evento do setor de telecomunicações e internet do Brasil e da América Latina. O Engenheiro e Professor Fernando de Almeida Martins, representou o Instituto Mauá de Tecnologia no evento. Ele lembra que o sucesso do Smart Campus (campus inteligente), também  apoia o desenvolvimento de projetos acadêmicos e de P&D que utilizam a internet das coisas (IoT).

“Neste ano a Mauá submeteu uma grande parte dos projetos desenvolvidos  no Smart Campus para a Associação Brasileira de Internet das Coisas, que representa o grupo de empresas e associados que desenvolvem IoT. Portanto, ganhar o prêmio IoT da Abinc é uma satisfação porque reforça o reconhecimento que a indústria e outros players que criam IoT têm com relação aos projetos da Mauá, para criar não só dispositivos eletrônicos, mas também soluções tecnológicas usando IoT”, salienta Martins.

Projetos premiados 

Baby IoT – monitoramento do bem-estar de recém-nascidos: o trabalho tem como objetivo melhorar a qualidade do bem-estar de recém-nascidos. Utilizando o conceito de Internet das Coisas com a tecnologia LoRaWAN, o projeto propõe a introdução de um dispositivo eletrônico na vestimenta do bebê e em seu quarto, captando dados e tratando-os. O monitoramento é apresentado por meio de um aplicativo, disponibilizando informações para os pais, pediatras e profissionais da área. A instalação pode ser feita tanto em berçários de hospitais quanto nas próprias residências, visando à integração da tecnologia na área da Saúde. 

Gêmeos Digitais: a integração do BIM e do IoT no Smart: O estudo tem como objetivo principal realizar o processo de integração entre propriedades, a partir de um modelo BIM (Building Information Modeling) e dos dados capturados de infraestruturas físicas por meio de sensores, IoT. A partir dessa integração foi possível criar ferramentas de auxílio para uma gestão mais assertiva, que analisa os dados com as propriedades dos objetos, para o uso eficiente de recursos (água, iluminação, energia) e planejamento de manutenção e uso das salas de aula e dos laboratórios.

Informações para a imprensa

Trama Comunicação - Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia

Mariana Corneta – (11) 95689-2908
malcantara@tramaweb.com.br

Lori Moscatelli – (11) 98869-6141
lori@tramaweb.com.br

Giovanna Favero - (11)  95691-9375 
gfavero@tramaweb.com.br