Iniciativa da Goodyear visa a provocar reflexão sobre inovações voltadas a habitantes das grandes metrópoles da América Latina
São Paulo, março de 2016 - Você já imaginou como as pessoas vão se locomover daqui a dez anos? Como estará o trânsito nas grandes cidades e o que pode ser feito para que a experiência dos trajetos diários seja agradável e eficiente?
Foi pensando nisso que a Goodyear criou o Projeto Nomad, uma proposta de parceria com a academia para criar discussões em torno do tema. O objetivo é refletir sobre soluções inovadoras relacionadas à mobilidade, tendo como público-alvo os habitantes de metrópoles da América Latina. Com isso, a iniciativa busca antever possíveis cenários de como elas viverão e como se relacionarão com trabalho, tecnologia, sociedade e meio ambiente nos próximos dez anos.
Segundo Rodrigo Ciossani, especialista em Design e Inovação na Goodyear América Latina, o Projeto Nomad partiu do arquétipo de comportarmento de um indivíduo que não passa o dia em um endereço fixo: ele trabalha, estuda, descansa, exercita-se e diverte-se em locais variados, em uma mistura de atividades durante o dia. "Não tem nem geografia nem horário muito definidos. Há uma ausência de rotina. Por isso, ele precisa se deslocar pela cidade e fora dela com frequência", reforça Ciossani.
A partir deste perfil, foi proposto um desafio para os estudantes de pós-graduação em Design Estratégico do IED (Istituto Europeo di Design), de São Paulo (SP), e de graduação em Design do IMT (Instituto Mauá de Tecnologia), de São Caetano do Sul (SP). Os alunos foram incumbidos de desenvolver projetos de modelos de negócios, produtos e serviços dentro deste contexto, considerando não apenas soluções para veículos, mas também à cadeia de serviços em mobilidade. Um ponto que teve de ser levado em conta é que estes projetos - sem o compromisso de levar novos produtos e serviços ao mercado - deveriam ser economicamente viáveis, além de considerar aspectos ambientais e sociais.