Notícias

Projeto Nomad inova em soluções para a mobilidade nos próximos dez anos

Iniciativa da Goodyear visa a provocar reflexão sobre inovações voltadas a habitantes das grandes metrópoles da América Latina

São Paulo, março de 2016 - Você já imaginou como as pessoas vão se locomover daqui a dez anos? Como estará o trânsito nas grandes cidades e o que pode ser feito para que a experiência dos trajetos diários seja agradável e eficiente?

Foi pensando nisso que a Goodyear criou o Projeto Nomad, uma proposta de parceria com a academia para criar discussões em torno do tema. O objetivo é refletir sobre soluções inovadoras relacionadas à mobilidade, tendo como público-alvo os habitantes de metrópoles da América Latina. Com isso, a iniciativa busca antever possíveis cenários de como elas viverão e como se relacionarão com trabalho, tecnologia, sociedade e meio ambiente nos próximos dez anos.

Segundo Rodrigo Ciossani, especialista em Design e Inovação na Goodyear América Latina, o Projeto Nomad partiu do arquétipo de comportarmento de um indivíduo que não passa o dia em um endereço fixo: ele trabalha, estuda, descansa, exercita-se e diverte-se em locais variados, em uma mistura de atividades durante o dia. "Não tem nem geografia nem horário muito definidos. Há uma ausência de rotina. Por isso, ele precisa se deslocar pela cidade e fora dela com frequência", reforça Ciossani.

A partir deste perfil, foi proposto um desafio para os estudantes de pós-graduação em Design Estratégico do IED (Istituto Europeo di Design), de São Paulo (SP), e de graduação em Design do IMT (Instituto Mauá de Tecnologia), de São Caetano do Sul (SP). Os alunos foram incumbidos de desenvolver projetos de modelos de negócios, produtos e serviços dentro deste contexto, considerando não apenas soluções para veículos, mas também à cadeia de serviços em mobilidade. Um ponto que teve de ser levado em conta é que estes projetos - sem o compromisso de levar novos produtos e serviços ao mercado - deveriam ser economicamente viáveis, além de considerar aspectos ambientais e sociais.

Istituto Europeo di Design

Entre os trabalhos desenvolvidos pelos alunos de pós-graduação em Design Estratégico do IED (Istituto Europeo di Design), um deles recebeu nota 10. Foi o FloatSpace, um serviço que visa a promover a conexão de pessoas e serviços por meio de espaços ociosos já existentes nas cidades. Segundo Alex Garcia, aluno do curso, o serviço seria solicitado por meio de um aplicativo que conecta três agentes: usuários e locatários que têm uma rotina de movimentação intensa pela cidade e necessitam de espaços em diferentes pontos para suas atividades; provedores de espaços que possam disponibilizar seus imóveis para uso por hora ou por dia, além de provedores de serviços que possam oferecer apoio aos usuários, como aluguel de eletrônicos e mobiliário.

"Com o cenário atual dos centros urbanos saturados, foi necessário não somente repensar os deslocamentos, mas também suas motivações e seus impactos, reinventando a maneira de viver e interagir nas cidades", comenta Lauro Andrade, outro integrante do grupo.

Para o diretor do IED Cried, Fabiano Pereira, a integração entre a Goodyear e a academia funcionou muito bem. "Quando se trabalha com uma empresa dentro da grade curricular, às vezes cria-se a expectativa por resultados imediatos. Neste caso, como os objetivos da Goodyear eram muitos claros, todos os alunos tiveram uma visão muito assertiva e o resultado dos trabalhos foi muito bom."

Goodyear do Brasil

A Goodyear é fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, pneus fora de estrada, tratores, empilhadeiras, industriais e para aviação, além de materiais para recapagem, e está presente no Brasil há 97 anos. No mundo, emprega cerca de 66.000 pessoas e fabrica seus produtos em 49 instalações em 22 países. Seus dois Centros de Inovação nos Estados Unidos e em Luxemburgo desenvolvem produtos e serviços com tecnologia de ponta que definem o desempenho padrão para a indústria.

No Brasil, a companhia tem três unidades industriais: a fábrica na cidade de Americana (SP), a unidade de materiais de recapagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP) e a de recauchutagem de pneus para aviação em São Paulo (SP). Além disso, a empresa conta com uma rede de 150 revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o país.