Projeto do Instituto Mauá de Tecnologia vence Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável

As alunas do Instituto Mauá de Tecnologia, orientadas pelo professor Dr. Luiz Alberto Jermolovicius, apresentaram o projeto vencedor "Produção de Eteno Verde Assistida por Micro-ondas"

São Paulo, março de 2016 - Um grupo de quatro estudantes do curso de Engenharia Química do Instituto Mauá de Tecnologia apresentou um dos projetos vencedores do Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável Brasil, em sua 8.ª edição.

As alunas Bárbara Bertin Mente, Mônica Caroline Martins, Suzana Mayumi Yamaguchi e Viviane Ciola Sanchez, orientadas pelo professor Dr. Luiz Alberto Jermolovicius, apresentaram o projeto vencedor "Produção de Eteno Verde Assistida por Micro-ondas". O trabalho traz os resultados do estudo para a produção de eteno por desidratação de etanol assistida por micro-ondas, isto é, utilizando micro-ondas como fonte de energia. "Esse foi um trabalho com resultado muito positivo que, entre outros, tornou possível eliminar totalmente a geração de gás de efeito estufa, substância altamente nociva ao meio ambiente", comenta o Professor Luiz Alberto.

Os cinco projetos vencedores foram analisados por uma comissão julgadora pela ótica da viabilidade econômica, responsabilidade ambiental e inclusão social. Vídeo com depoimento dos premiados por ser assistido pelo link https://www.youtube.com/playlist?list=PL6EFtJLroeE8lBKjqAlG4n5SsoDELAt9s

A premiação tem como objetivo estimular a geração de conhecimento sobre temas relacionados com a contribuição das engenharias, arquitetura e agronomia para o desenvolvimento sustentável e difundi-los na comunidade acadêmica brasileira e na sociedade. O Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável é uma iniciativa dos negócios da Organização Odebrecht, que acontece em outros 10 países, além do Brasil, e já reconheceu 78 estudantes de 28 universidades espalhadas por 13 estados brasileiros.

As inscrições para a 9.ª edição do Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável - Brasil já estão abertas e podem ser feitas pelo site do Prêmio (http://www.premioodebrecht.com/brasil/) até 03 de outubro. Os cinco melhores trabalhos receberão R$ 300 mil em prêmios;  o autor ou grupo de autores, orientador e instituição de ensino ganharão  R$ 20 mil reais cada.