Notícias

Projeto de Internacionalização on-line entre Brasil e Argentina estimula o aprendizado de Matemática no curso de Engenharia

Alunos de instituições tradicionais no ensino de Engenharia dos dois países participam do projeto, que propõe desafios de Cálculo Diferencial e Integral

São Paulo, maio de 2022 – Com a pandemia da COVID-19, a rotina acadêmica também precisou ser ajustada, principalmente os projetos e programas de internacionalização, nos quais os alunos têm a oportunidade de trocar experiências com alunos de outros países. Por isso, para manter o programa de internacionalização atuante, mesmo em tempos de pandemia, um grupo de professores de Matemática de quatro instituições de Ensino Superior - Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidad Nacional de Misiones (UNaM) e Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEM) - as duas últimas sediadas na Argentina – criou o projeto AR/BR: A Internacionalização em Casa- uma possibilidade no novo normal.

A Profa. Dr.ª Eloiza Gomes, que leciona disciplinas da área de Matemática  no Ciclo Básico da Engenharia do IMT, destaca que o projeto é direcionado aos calouros desse curso, para o aperfeiçoamento e fortalecimento do ensino e da aprendizagem de Matemática. “Realizamos atividades de forma on-line de internacionalização, nas unidades curriculares de Ciências Básicas e Matemática entre as instituições envolvidas, além de estimular a formação de engenheiros com perfil internacional e domínio de diferentes idiomas, resilientes, criativos, colaborativos, com apurada consciência global, aptos a utilizarem tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e participarem de cocriações em ambientes remotos”, detalha Eloiza, que representa o IMT nesse projeto.

O trabalho é realizado com 20 estudantes, cinco de cada instituição. São desenvolvidas atividades síncronas entre os alunos, sempre acompanhados de um professor argentino e um brasileiro. Os desafios propostos são vinculados a questões relativas ao Cálculo Diferencial e Integral, construídas conjuntamente pelos integrantes do projeto, nas quais grupos de estudantes – em cada um deles há pelo menos um representante de cada instituição envolvida – trabalham conjuntamente na resolução de problemas diretamente vinculados às formas de pensar da Engenharia.

“O projeto começou em 2021. Estavam previstos cinco encontros para esta primeira edição, mas, em razão do sucesso, vamos estender para sete. Devido à aceitação positiva, em breve vamos dar continuidade ao projeto, abrir novas turmas e, até mesmo, agregar outros cursos, disciplinas e instituições”, conclui Eloiza.

Informações para a imprensa

RPMA Comunicação

Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia
Rodrigo Santos – (11) 99354-5230
rodrigo.santos@rpmacomunicacao.com.br

Claudio Monteiro – (11) 98970-4477
claudio.monteiro@rpmacomunicacao.com.br