Pró-reitor acadêmico do Instituto Mauá de Tecnologia participa do World Engineering Education Forum - WEEF & Global Engineering Deans’ Council - GEDC

Realizado na África do Sul, fórum reúne lideranças da academia e indústria para debater os desafios da educação em Engenharia

São Paulo, dezembro de 2022 – De 28 de novembro a 1º de dezembro, a Cidade do Cabo, na África do Sul, recebeu o Fórum Mundial de Educação em Engenharia de 2022 e a Conferência do Conselho Global de Gestores de Cursos de Engenharia (WEEF & GEDC). O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), por meio de seu pró-reitor acadêmico, professor doutor Marcello Nitz, marcou presença no encontro, com lideranças de educação em Engenharia, representantes da indústria, pesquisadores, líderes estudantis e organizações não-governamentais de diversos países, com o objetivo de compartilhar experiências, levar as suas contribuições e propor melhorias na educação em Engenharia em nível global, explorando também oportunidades de parcerias.

Nitz reforça a importância de pertencer ao GEDC, uma vez que é um fórum de debates e propostas que visam ao constante aprimoramento da educação em Engenharia em nível global e faz parte do processo de internacionalização do IMT. “A troca de experiências no cenário internacional me mantém atualizado e ciente do que vem sendo praticado no mundo. Sempre há o que ensinar e aprender para aplicar na nossa própria instituição. Além do mais, surgem oportunidades interessantes de cooperação em ensino e pesquisa, das quais também nos beneficiamos”, destaca o pró-reitor.

A riqueza das discussões advém do fato de o GEDC ser constituído por lideranças da educação em Engenharia e representantes da indústria do mundo todo. Para aproximar os líderes da América Latina, constituiu-se um capítulo Latam do GEDC, que promove discussões e ações de interesse desse subgrupo, que reúne lideranças acadêmicas da América Latina.

“Terei a honra de presidir esse grupo em 2023, o que faz o Instituto Mauá de Tecnologia assumir o protagonismo em nível global na formação em Engenharia. A missão do GEDC–Latam é facilitar a colaboração entre os gestores de cursos de Engenharia da região, representá-los no GEDC e promover o avanço do ensino de Engenharia, pesquisa e extensão. Portanto, se queremos que os alunos façam a diferença no mundo, devemos ter líderes educacionais alinhados com as melhores práticas de educação em Engenharia. O IMT colabora, há mais de 60 anos, na formação de engenheiros que ocupam posições de liderança em nível internacional, nos setores público e privado. A formação que recebem e as oportunidades que os estudantes encontram aqui se equiparam às das melhores escolas do mundo”, conclui Nitz.

Lizandra Cardelino– (11) 98225-2278