O Instituto Mauá de Tecnologia participa da 32.ª Feira da Mecânica

No estande central do evento, a instituição participará da Arena da Robótica com três importantes faces

São Paulo, abril de 2018 - Atuando lado a lado com o que o mercado oferece de mais tecnológico e inovador, o Instituto Mauá de Tecnologia participará de 24 a 27 de abril de uma das principais feiras do setor industrial, a 32.ª Feira da Mecânica, sediada no Expo Center Norte.

No estande central da feira, chamado de "A Arena da Robótica", a Mauá apresentará para os visitantes três entre as dez faces da robótica que comporão o espaço:  Robótica Virtual e Manufatura Digital, Robótica Educacional e Robótica Biônica.

O Antigo e o Novo

Na face da Robótica Virtual e Manufatura Digital, a Mauá demonstrará por meio de equipamentos industriais de diferentes gerações os conceitos desenvolvidos na instituição.

Essa célula industrial inteligente apresenta como principais características a capacidade de customização em massa, rastreio, análise e coleta de dados da produção, inspeção 100%, entre outros. Esses dados são disponíveis online, e alguns tratamentos e exemplos evidenciam os benefícios da aplicação dos conceitos de Manufatura Avançada.

Método Hands-On

Na Robótica Educacional, a Mauá apresentará, por meio de tecnologias e aplicações, o desenvolvimento do ensino de Engenharia com características Hands-On para aumentar a aderência e melhorar a experiência didática aplicada nos cursos de graduação, pós-graduação e até mesmo no Ensino Fundamental e Médio, com foco na formação de profissionais de alto nível, principalmente na área de Robótica.

"A proposta para a face da Robótica Educacional é a realização de workshops, oficinas e atividades interativas para que os visitantes possam conhecer as novas tendências, utilizar os materiais desenvolvidos por professores da Mauá para o Ensino Superior com práticas utilizando a plataforma LEGO® EV3 e vivenciar uma experiência lúdica e enriquecedora no ensino da Engenharia" comenta o coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia, prof. Fernando Madani.

Tecnologia na saúde

Na última face, que será a Robótica Biônica, a instituição numa área de demonstração leva algumas das tecnologias desenvolvidas e aplicadas em projetos da Mauá, envolvendo dispositivos robóticos semelhantes ao corpo Humano completo ou com algumas partes isoladas. Entre as tecnologias apresentadas destacam-se robôs humanoides, dispositivos de membros superiores (próteses inteligentes) e uma cabeça robótica com as funções de visão e emulação de expressões humanas.

Serviços

32.ª Mecânica Manufacturing Experience - Feira Internacional da Mecânica e Sistemas Integrados de Manufatura

Data: de 24 a 27 de abril de 2018

Local: Expo Center Norte