Mauá firma parceria com o Instituto Auto Brasil para que os alunos participem de atividades ligadas à Stock Car

São Paulo, abril de 2016 - O Instituto Mauá de Tecnologia firma parceria com o Instituto Auto Brasil, para que os alunos possam participar ativamente em trabalhos com as equipes de Stock Car e desenvolvam projetos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com foco em melhorias para a competição, tanto para veículos, quanto para pista e gerenciamento.

Dois grupos já estão formados para fazer o TCC com temas relacionados com a Stock Car:  um,  formado por alunos do curso de Administração e outro, com alunos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Mecânica. Os alunos poderão acompanhar as corridas durante todo o desenvolvimento dos projetos; nas férias de julho, poderão acompanhar diariamente o trabalho das equipes.

"Essa é uma oportunidade ímpar para os nossos alunos. Participar ativamente de uma competição do porte e importância da Stock Car será um grande aprendizado;  vão poder vivenciar e contribuir para melhorias das equipes, tanto no aspecto técnico dos veículos e na discussão de tecnologias, quanto em questões administrativas, oferecendo melhorias na gestão das equipes para que aprimorem o controle e organização delas", diz o Assessor de Relações Institucionais da Mauá, prof. Fernando Gonzalez.

A Mauá é a primeira instituição de ensino superior a participar de um Termo de Cooperação com o Instituto Auto Brasil. "Essa parceria se deu por diversas razões; entre elas, pelo fato de a Mauá ter participado da antiga Fórmula Chevrolet na equalização de motores. Tem experiência, portanto, em realizar projetos no contexto de competições e, principalmente, por ser reconhecida como uma das melhores instituições de ensino particular do Brasil. Além de atuar em áreas ligadas ao desenvolvimento do automobilismo nacional e de novas tecnologias e por oferecer condições de estender futuras parcerias para projetos sociais que possuímos", explica o Diretor Administrativo do Instituto Auto Brasil, Rogério Lino Pereira.

"Os alunos aprenderão muito com o intercâmbio. Ter acesso às equipes da Stock Car significa ter acesso a um grande laboratório de alto desempenho, que enriquecerá o conhecimento e estudo das tecnologias que circundam esse mundo de competições, além de servir como base para estudos e desenvolvimento de novas tecnologias que futuramente poderão ser apresentados à indústria nacional", comenta o Reitor do Instituto Mauá de tecnologia, prof. José Carlos de Souza Jr.

Rogério acrescenta que o intercâmbio também traz muitos benefícios para as equipes da Stock Car, possibilitando a validação e ajustes de processos operacionais e de gestão administrativa com uma "visão de fora", que chegarão com novas ideias de jovens e promissores alunos com seus professores orientadores. Além de poder identificar futuros talentos.

Essa parceria tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento social do Brasil, gerando oportunidades para a transformação de pessoas por meio da formação técnica profissionalizante, que beneficiará o setor de competições e o automotivo em geral, além de contribuir para o progresso e ampliação da indústria nacional com os trabalhos que os alunos irão apresentar.