Notícias

Mauá disponibiliza tecnologia inteligente para preparar café customizado aos visitantes da Feimec 2022

Ação é feita em parceria com a ABIMAQ, GRV Software e Mitsubishi Electric

São Paulo, abril de 2022 – A próxima edição da Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos (Feimec), de 3 a 7 de maio, no Centro de Exposições São Paulo Expo, contará com as mais modernas tecnologias, para que os visitantes possam usufruir de um ambiente seguro e controlado. Entre as ações, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), por meio do Centro de Pesquisas (CP), em parceria com a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), GRV Software e Mitsubishi Electric, levará ao evento um robô de serviço colaborativo para realizar uma apresentação lúdica de um processo de pedido de café de forma remota, personalizada e inteligente, e até com foto do visitante na espuma da bebida.

A ação foi inspirada no consagrado cluster de uma célula de serviço existente no campus do Instituto Mauá de Tecnologia. O serviço de personalização de café conta com métodos que compreendem o uso de CPS (Sistemas Ciberfísicos), internet das coisas (IoT), customização em massa, modularidade e gerenciamento inteligente de produção, além de preceitos da indústria 4.0, como manutenção inteligente, modernização de processos e digitalização da manufatura.​

“O robô colaborativo Assista é um lançamento da Mitsubishi Electric e será apresentado ao público pela primeira vez durante o evento. Ele realiza o transporte do produto e contém um dispenser de copos de papel​, de cápsulas de café​ e uma máquina de extração de café em cápsulas​, além de também ser responsável por transportar os insumos entre os compartimentos que preparam a bebida, sem a necessidade de manipulação humana”, explica o engenheiro José Roberto Augusto de Campos, diretor do Centro de Pesquisas.

Tudo pelo celular

O visitante da feira que desejar tomar o café customizado poderá utilizar seu próprio aparelho celular para realizar todo o processo. Além de escolher o sabor, o cliente poderá enviar uma selfie ou foto para ser impressa na superfície do café, por uma impressora alimentícia especializada.​

Após o pedido, o robô movimenta o copo para a máquina, coleta uma cápsula e ativa a cafeteira mecanicamente.​ Após o término do preparo, o robô inicia a impressora para a marcação do líquido.​ Por fim, o braço robótico entrega, de forma interativa e colaborativa, o copo ao cliente​.

“Como o sistema de pedidos é realizado por meio de um chatbot por WhatsApp, desenvolvido pela GRV Software, não é necessário instalarnem usar nenhum sistema novo, o que permite a interação de forma remota e intuitiva. O sistema é capaz de receber mensagens de encomendas, calcular o tempo de espera para preparar o produto,  até mesmo pedir um feedback ao cliente, para saber se gostou do café e convidá-lo para retornar”, finaliza o engenheiro.

Informações para a imprensa

RPMA Comunicação

Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia

Rodrigo Santos – (11) 99354-5230
rodrigo.santos@rpmacomunicacao.com.br

Claudio Monteiro – (11) 98970-4477
claudio.monteiro@rpmacomunicacao.com.br