Mauá de olho na emoção do carnaval da Rosas de Ouro

Instituição de ensino desenvolverá tecnologia que ajudará a monitorar a evolução da escola na avenida

São Paulo, setembro de 2019 - O Instituto Mauá de Tecnologia iniciará os testes da tecnologia que está desenvolvendo para o desfile da escola de samba Rosas de Ouro, no Carnaval de 2020, na próxima sexta-feira (27/09), durante o evento da escolha do samba-enredo. A ideia é reproduzir o que acontecerá na avenida, reforçando a competência da Mauá em desenvolver pesquisa aplicada em parceria com empresas e outras instituições de ensino.

"Estamos com muitas ações para que o projeto seja um sucesso, tendo uma equipe composta por 11 pesquisadores de diversas áreas da Engenharia e do Design. Além de contar com a colaboração de parceiros como o Grupo Facimus, GRV Software, Infosphera, N&DC e Sacrini Dessign, que estão ajudando a viabilizar a pulseira inteligente customizada que estamos desenvolvendo", destaca o professor do curso de Engenharia de Produção da instituição, Ari Costa.

O objetivo é monitorar, durante o desfile da Rosas de Ouro, a emoção dos integrantes da escola, do público da arquibancada, dos telespectadores que estarão acompanhando de casa e do público que estará no camarote. "A pulseira identificará as reações de quem estiver desfilando em um primeiro momento e o objetivo é transbordar a experiência para quem estiver assistindo", destaca o prof. Ari Costa.

Além desse sistema, a Mauá deverá desenvolver um aplicativo para que o usuário tenha acesso aos seus dados biométricos e à uma análise deles. Serão apresentados relatórios diários, além de gráficos, com as interações do usuário antes, durante e depois do Carnaval. Outras funções poderão ser identificadas, como a pontuação do "ânimo" do desfile de acordo com likes e bpm, acompanhamento das pessoas desfilando e na arquibancada, interação com a realidade virtual e aumentada de dentro do camarote, entre outras.