INSCREVA-SE

Notícias

Laboratório de Engenharia Bioquímica da Mauá incentiva projetos e, com isso, destaca-se em Prêmio UFABC de Inovação

São Paulo, janeiro de 2015 - O Laboratório de Engenharia Bioquímica da Mauá vem ganhando destaque ano a ano com seus projetos. Para incentivar os alunos na realização de trabalhos e aprimorar o conhecimento de cada um, os professores acompanham e orientam o desenvolvimento de cada trabalho. No caso específico do Laboratório de Engenharia Bioquímica da Mauá, a linha de pesquisa em andamento consta do aproveitamento de resíduos (agro)industriais para a geração de bioenergia (hidrogênio, metano e outros compostos) pelo biotratamento anaeróbio e visa  também à adequação ambiental do efluente tratado no intuito de viabilizar sua reutilização no processo.

Para o professor José Alberto Domingues Rodrigues, o incentivo aos trabalhos realizados pelos alunos é de extrema importância não apenas para a Instituição, mas também, principalmente, para o cenário de profissionais qualificados no mercado brasileiro. "Acredito que, da mesma forma como acontece em outras profissões, o problema do Brasil está no aspecto qualitativo e não no aspecto quantitativo. Então, projetos de pesquisa que consigam despertar a motivação e o comprometimento dos alunos em formação são de extrema importância. Dessa forma, haverá a melhoria na competência dos alunos e também a geração de conhecimento, ambos fundamentais para a estratégia de crescimento do país", diz Rodrigues.

Prêmio

Em dezembro de 2014,  aconteceu O Prêmio UFABC de Inovação – idealizado pela Universidade Federal do ABC – UFABC, por meio de sua Agência de Inovação – InovaUFABC, com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Esse prêmio foi criado para reconhecer e divulgar esforços inovadores da região do Grande ABC já insertos no mercado por empresas e com potencial para lançamento comercial no mercado,  ou realizados por pesquisadores de universidades ou institutos de pesquisa, a fim de tornar o País competitivo e dinâmico com a geração de inovações tecnológicas. Participaram do Prêmio empresas, universidades e instituições de pesquisa com atuação no Grande ABC.

Assim, o Laboratório de Engenharia Bioquímica da Mauá foi inscrito na categoria - Universidade e Instituto de Pesquisa - Solução Tecnológica e obteve o primeiro lugar com o projeto "Geração de bioenergia (H2 e CH4)  com  resíduos industriais (glicerol e vinhaça) integrando o processo produtivo agroindustrial (biodiesel e álcool) com a valorização de resíduos e adequação ambiental". Esse trabalho é formado pelos projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado, orientados pelo professor José Alberto Domingues Rodrigues e pela professora Suzana Maria Ratusznei, desenvolvidos com recursos da FAPESP, CNPq e CAPES.

Além disso, a Mauá também conquistou o terceiro lugar com o projeto Mecanismo Ativo para Suspensões e Veiculares, com orientação do professor Fernando Malvezzi.

Informações para a imprensa

Trama Comunicação - Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia

Mariana Corneta – (11) 98225-2278
malcantara@tramaweb.com.br

Lizandra Cordelino – (11) 95689-2908
lizandra@tramaweb.com.br