Kimauánisso, equipe de Robótica do Instituto Mauá de Tecnologia, ganha dez premiações no torneio RSM Challenge Internacional 2024

No evento, que aconteceu em Mogi das Cruzes, a equipe recebeu a maior quantidade de conquistas no torneio, atingindo o 1.º lugar em três categorias

São Paulo, maio de 2024 – No último fim de semana de abril, a equipe de robótica do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), a Kimauánisso, participou do torneio RSM Challenge Internacional 2024, que contou com mais de 740 competidores, 490 robôs e diversos representantes do Brasil, México, Equador e Colômbia. Na oportunidade, a equipe composta por 34 alunos, 3 professores orientadores e 34 robôs do IMT, conquistou a maior quantidade de conquistas no torneio, alcançando dez posições de destaque:

- 1.º lugar na categoria Sumô LEGO® Junior (nossa equipe é formada por dois alunos de ensino médio);

- 1.º, 2.º e 3.º lugares na categoria Sumô LEGO® PRO

- 1.º e 3.º lugares na categoria Combate – Cupim – 454 g / 1 lb

- 3.º lugar na categoria Sumô Mini – 500 g (R/C)

- 3.º lugar na categoria Sumô Mini – 500 g (Auto)

- 2.º lugar na categoria Sumô 3 kg (R/C)

- 2.º lugar na categoria Sumô 3 kg (Auto)

Como explica Anderson Harayashiki Moreira, professor do curso de Engenharia de Controle e Automação do IMT e responsável pela equipe Kimauánisso, a participação em um torneio como o RSM Challenge 2024 é uma grande oportunidade de pôr à prova tudo aquilo que é desenvolvido pelos alunos e orientadores ao longo do ano.

“A competição é uma ótima chance de os nossos alunos visualizarem que todo esforço e dedicação que eles tiveram tem sua recompensa no final, além da

oportunidade de poder trocar experiências com estudantes de culturas e realidades diferentes das vividas na Mauá”, ressalta.

Próximo passo: A RCX - RoboCore Experience

Com os bons resultados obtidos nas competições anteriores, a equipe já iniciou as melhorias nos projetos para participar também do maior torneio de robótica da América Latina, a RCX – RoboCore Experience, que acontece em julho, como parte da Campus Party, na cidade de São Paulo.

Lizandra Cardelino– (11) 98225-2278