INSCREVA-SE

Notícias

Iogurte probiótico em pó desenvolvido na MAUÁ é premiado em Encontro Nacional de Estudantes na Bahia

Trabalho foi realizado em 2006 por alunas da EEM

O "Iogurte probiótico em pó", trabalho de conclusão de curso desenvolvido em 2006 por alunas de Engenharia de Alimentos da Escola de Engenharia Mauá, venceu o 1º Prêmio ABEA de Inovação Tecnológica ocorrido simultaneamente ao 11º Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia de Alimentos (ENEEALI), realizado em Salvador (BA), e encerrado na semana passada.

O 1º Prêmio ABEA foi organizado pela Associação Brasileira dos Engenheiros de Alimentos (ABEA) e pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e tem por objetivo divulgar, estimular e fortalecer a produção de pesquisa e estudo, revelar talentos e investir em estudantes e profissionais que procuram alternativas inovadoras para a melhoria da qualidade de vida da sociedade e ou permitam tornar as empresas mais competitivas.

O Trabalho de Graduação premiado, desenvolvido pelas engenheirandas Gabriela Fanti Seirafe, Luciana Guedes Simões, Tathiana Lopes David, Tatiana G. Vieira Alves e Thelma Ramos Teixeira, sob orientação da professora Dra. Cynthia J. Kunigk, buscou demonstrar a viabilidade do desenvolvimento de leite fermentado simbiótico liofilizado e comprovou que sua produção é possível.

A partir da constatação da crescente demanda por iogurte, outros leites fermentados e alimentos funcionais entre os consumidores que buscam uma alimentação cada vez mais prática e rápida, mas saudável, as estudantes passaram a estudar os alimentos simbióticos, aqueles que contêm a combinação de microrganismos probióticos e ingredientes prebióticos e são chamados de alimentos funcionais. Os alimentos funcionais, além de satisfazer as necessidades nutricionais básicas, proporcionam benefícios adicionais à saúde do consumidor.

A formulação do iogurte contém uma combinação dos microrganismos probióticos, que são benéficos à saúde por provocarem melhoria no balanço microbiano intestinal, com os prebióticos, que auxiliam no aumento da atividade metabólica dos microrganismos probióticos. O resultado foi um produto que alia à qualidade nutricional a vantagem de não necessitar de refrigeração, facilitando seu armazenamento e transporte.

O iogurte probiótico em pó passou por análise sensorial de aceitação com 86 provadores e obteve excelentes resultados: 93% de aceitação para o atributo aparência, 91% de aceitação para o sabor e 81% de aceitação para a textura.

O certificado de premiação foi entregue na quinta-feira (22), com a presença do coordenador do curso de Engenharia de Alimentos da Mauá, professor Edison Paulo De Ros Tríboli.

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA - IMT

O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Fundado em 11 de dezembro de 1961, o IMT foi autorizado pelo MEC, em janeiro de 2000, a criar seu Centro Universitário com sede no Campus de São Caetano do Sul, onde estão a Escola de Engenharia Mauá, que oferece curso de graduação em Engenharia e desenvolve programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos Industriais, e o Centro de Pesquisas, que por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa, trabalhos orientados por professores e estágios, complementa a formação dos alunos. No Campus de São Paulo estão a Escola de Administração Mauá e o Centro de Educação Continuada em Engenharia e Administração.

Mais informações para a Imprensa:
Di Fatto Central de Comunicação
Rosane Toledo / Daniela González
Atendimento2@difattocom.com.br
Atendimento3@difattocom.com.br
(11) 5052.3004