Inteligência Artificial garante segurança do vestibular online da Mauá

Central de monitoramento a distância realiza o reconhecimento facial do aluno, monitora gestos, movimentos suspeitos e o uso de equipamentos estranhos

São Paulo, outubro de 2020 - O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) segue rigorosamente as recomendações das autoridades para manter o distanciamento social. Por isso, a instituição está investindo em alta tecnologia para promover, pela primeira vez, o vestibular de forma on-line, priorizando a segurança e confiabilidade dos resultados por meio da plataforma de Inteligência Artificial (IA) da Mercer|Mettl, que sinaliza quaisquer comportamentos suspeitos dos candidatos que são capturados via webcam, microfone e tela dos dispositivos  que serão utilizados  para realizar o exame.

"O candidato deverá utilizar um computador desktop ou um notebook com acesso à internet, webcam, integrada ou não, e microfone, com windows 7 ou superior. Será obrigatório a apresentação de um documento com foto recente (RG, CNH ou Registro Nacional de Estrangeiros). Além do reconhecimento facial, a IA também reconhece gestos ou movimentos suspeitos, utilização de dispositivos móveis e a presença de outras pessoas no ambiente em que está sendo feita a prova", comenta Prof. Hector Alexandre Chaves Gil- Coordenador da Comissão do Vestibular 2021 do IMT.

Monitoramento Online

Assim como nas provas presenciais, a versão on-line também é supervisionada por monitores treinados. "Se o fiscal notar um movimento suspeito, o candidato poderá ser convidado a fazer um giro de 360° com a sua câmera. Vale lembrar que vai haver uma central de monitoramento,  na qual a comissão organizadora poderá observar, em várias telas, todos os movimentos dos candidatos. Portanto, é recomendado realizar a prova em um local silencioso e sozinho, e sem outros aparelhos eletrônicos por perto para não haver dúvidas quanto à legitimidade do processo", diz Prof. Hector.

Para as provas virtuais, a plataforma Mercer|Mettl é reforçada com várias funcionalidades de segurança como autenticação de candidatos multifatorial, navegação segura e encriptação de dados. Esse conjunto de recursos tem a finalidade de garantir a identidade do indivíduo que realiza o teste e a integridade do ambiente em que ele é realizado.

"O sistema desabilita imediatamente quaisquer tentativas de abrir novas abas ou arquivos, navegar em sites diversos, duplicar ou compartilhar a tela, enviar e-mails, abrir dispositivos de memória externa, ter a máquina acessada por softwares de acessibilidade remota, ou imprimir, copiar ou colar qualquer conteúdo", reforça Rafael Ricarte, líder de produtos de Career da Mercer Brasil.

SERVIÇO - VESTIBULAR MAUÁ 2020

Período de Inscrição:

• 09 a 17.11 para a prova online realizada em 22.11
  • 09 a 02.12 para a prova online realizada em 06.12
  • 09 a 30.10 para o processo ENEM
  • 09 a 02.12 para o processo Certificação Internacional

Provas online: 22 de novembro ou 06 de dezembro de 2020.
Inscrição: exclusivamente pelo site www.maua.br/vestibular
Taxa de inscrição: R$ 100,00 (por processo)

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone ou Whatsapp 0800 019 3100, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h, ou pelo e-mail relacionamento@maua.br.