Instituto Mauá de Tecnologia e Artimar realizam seminário sobre tecnologia LoRa

Seminário LoRa - Tecnologia wireless inovadora de longo alcance e de baixíssimo consumo (10km de alcance e 10 anos de bateria)

São Paulo, março de 2016 - O Instituto Mauá de Tecnologia e a empresa Artimar realizarão, em 12 de abril, o Seminário LoRa® - Tecnologia wireless inovadora de longo alcance e de baixíssimo consumo (10km de alcance e 10 anos de bateria). O seminário será voltado para profissionais de diferentes áreas do mercado, que objetivam melhor tecnologia de conectividade de baixo custo para seus produtos.

O palestrante em destaque, Vidal Pereira da Silva Júnior, é engenheiro eletrônico, especializado no desenvolvimento de sistemas baseados em microcontroladores Microchip PIC para sistemas de controle, automação, aquisição de dados, alarmes, sinalizadores, correlatos e evangelista.

"A LoRa® é uma nova tecnologia ideal para vários projetos, por isso nós,  da Mauá, ficamos felizes em realizar esse seminário em parceria com a Artimar. É importante que nossos professores e alunos de todos os cursos, Engenharia, Administração e Design tenham conhecimento a respeito das funções e facilidades que essa tecnologia oferece no dia a dia", diz o reitor da Mauá, prof. José Carlos de Souza Junior.

Tecnologia LoRa®

LoRa® é uma nova tecnologia de radiofrequência, presente em muitos países da Europa, que permite uma comunicação a longas distâncias com consumo mínimo de energia,  e com um preço muito mais acessível do que os existentes no mercado.

Seu funcionamento baseia-se numa rede de topologia estrela, similar a uma rede de celular. Suas principais aplicações são sistemas de IoT (internet das coisas) como sensores e  monitores remotos (pressão, luz, on-off, temperatura etc.), sobretudo aqueles operados com bateria, de mensagens curtas de status que sejam de fácil ou difícil acesso.

LoRaWAN é um standard aberto de protocolo de rede que utiliza gateways comunicando-se  com os dispositivos LoRa®  e repassando essa informação para os servidores de rede e de aplicação final.

"O grande diferencial do LoRa®,  comparado ao de outras tecnologias presentes no mercado, é sua imunidade a ruído e longo alcance mediante baixo consumo de energia baseado num Open Standard Alliance. Dependendo das condições de instalação (bloqueios por prédios, topologia de terrenos etc.),  pode-se conseguir um alcance de 10 km ou mais com 10 anos de bateria", diz o Diretor da Artimar, Andre Rabner.

Para mais informações sobre a tecnologia LoRa® e inscrições,  clique aqui