No encontro, especialistas do IMT apresentaram as metodologias inovadoras adotadas para promover a qualidade de vida e o bem-estar dos moradores
Na manhã desta quarta-feira, 16, a primeira-dama do Estado, Bia Doria, a deputada estadual Carla Morando, o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando e o secretário de Habitação, João Abukater Neto estiveram no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), para conhecer de perto as instalações da instituição e o projeto, desenvolvido em conjunto com a Prefeitura de São Bernardo do Campo, que teve como objetivo a melhoria do ambiente urbano utilizado pela população do núcleo habitacional irregular, instalado na área conhecida como Núcleo DER.
“São Bernardo foi a primeira cidade do Estado a receber o Programa Viver Melhor, originado a partir da parceria entre a Prefeitura, o Instituto Mauá de Tecnologia e o Governo do Estado, e que está transformando a realidade dos moradores do Núcleo DER”, reforça o Prefeito Orlando Morando.
No encontro, as autoridades foram recebidas pela Superintendência, Reitoria e Diretoria do Centro de Pesquisas da Mauá, entre outros especialistas do instituto, que apresentaram as metodologias inovadoras adotadas para mobilizar a virtualização do conjunto habitacional que ajudaram a prefeitura de São Bernardo do Campo a promover melhorias físicas voltadas à qualidade de vida e ao bem-estar dos moradores.
“Achei o projeto maravilhoso. Certamente, ele poderia ser estendido para outras comunidades”, comenta a primeira-dama do Estado, Bia Doria. O projeto mobilizou 24 professores, pesquisadores, consultores e alunos dos cursos de Engenharia, Administração e Design, além de entidades estudantis internas, como a Mauá Social. Dividido em etapas, na última e quarta fase do projeto, foram processados todos os dados coletados em campo, e a equipe observava a existência de algum equívoco no cadastro ou nas plantas.
A deputada estadual Carla Morando também mostrou-se bastante entusiasmada com o projeto. “É uma alegria acompanhar de perto os impactos positivos dessa ação da Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado e com o IMT, no dia a dia das pessoas”, diz a parlamentar.
O secretário de Habitação, João Abukater Neto, ainda lembrou que o projeto foi reconhecido na categoria “Parceria de órgãos públicos e iniciativa privada”. “Trata-se de um projeto inovador e que foi premiado com o “Selo de Mérito 2020”, oferecido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação”, diz Abukater.
O produto final incluiu a elaboração de um relatório técnico social, com todos os dados desenvolvidos, links com os documentos eletrônicos gerados no projeto e elaboração de cartilhas educativas escritas de maneira simples, entregues para aplicação na comunidade. “Esse projeto reforça a missão da Mauá de fazer com que profissionais, alunos e professores trabalhem juntos influenciando positivamente a sociedade, além de oferecer um novo segmento de estudos e pesquisas aplicadas da Engenharia e Arquitetura de cunho social”, diz o Prof. Eduardo Linzmayer, coordenador do projeto, professor e pesquisador do Instituto Mauá de Tecnologia.
Informações para a imprensa
Trama Comunicação - Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia
Mariana Corneta – (11) 98225-2278
malcantara@tramaweb.com.br
Lizandra Cordelino – (11) 95689-2908
lizandra@tramaweb.com.br