Instituto Mauá de Tecnologia promove exclusivo Programa de Recepção e Integração dos Calouros

De 6 a 10 de fevereiro, os alunos participarão de atividades práticas para estimular a integração, solidariedade e solução de problemas da sociedade

São Paulo, janeiro de 2023 – Com início da vida acadêmica no ensino superior, estabelece-se um marco importante na vida de um estudante: a construção de seu papel como elemento de transformação na sociedade. O seu envolvimento com questões relacionadas aos grandes desafios da humanidade, participação de atividades práticas, integradoras e que reforcem os laços entre professores e estudantes, em um ambiente colaborativo. Essa é a proposta do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) a cada início de ano letivo, por meio do Programa de Recepção e Integração dos Calouros Mauá (PRINT), que será promovido de 6 a 10 de fevereiro, no campus do IMT, em São Caetano do Sul.

A coordenadora do PRINT, professora Lilian Victorino, diz que o objetivo do programa é fortalecer o vínculo com os calouros dos cursos de Engenharia, Administração, Design, Ciência da Computação e Sistemas de Informação. “A ideia primordial é proporcionar um ecossistema favorável ao desenvolvimento de ideias inovadoras, uma vez que os calouros terão a oportunidade de trabalhar com os colegas e professores dos diferentes cursos. Logo no início da semana, os calouros participarão de atividades  relacionadas aos grandes desafios globais. Entendemos que uma formação de excelência deve contemplar, também, esse olhar direcionado ao desenvolvimento de soluções para os problemas da humanidade, detalha a coordenadora”.

Na atividade Global Challenges, com duração de dois dias, as equipes vão propor soluções para problemas da sociedade, por meio da metodologia de Design Thinking. Os temas são inspirados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Erradicação da Pobreza, Fome Zero e Agricultura Sustentável, Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Água Potável e Saneamento, Energia Limpa e Sustentável, Ação Contra a Mudança Global do Clima, entre outros.

Outras atividades integradoras serão realizadas ao longo da semana, como o Mauá Rocket Challenge, em que os calouros serão desafiados a construir foguetes com materiais reciclados (garrafas PET, papelão, retalhos de plástico), capazes de percorrer todo o comprimento de um campo de futebol oficial e atingir o gol com precisão. “Vale destacar que, no último dia do PRINT, serão promovidas atividades técnicas, esportivas e culturais com as entidades estudantis e equipes de competição acadêmica. E, para fechar em grande estilo, todos poderão participar de um evento com apresentações musicais realizadas pelos próprios professores e colaboradores do IMT, além de poder usufruir de um espaço gastronômico especialmente preparado para a ocasião”, finaliza Lilian.

RPMA Comunicação - Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia

Rodrigo Santos – (11) 99354-5230