Instituto Mauá de Tecnologia promove atividade de aprendizagem baseada em projeto (PBL)

Organizado em parceria com instituições de ensino do Brasil e EUA, evento teve como objetivo integrar alunos do ensino superior dos dois países com interesse na área Aeronáutica

São Paulo, maio de 2019 - O Instituto Mauá de Tecnologia promoveu de 14 a 21 de maio, em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli) e com a UIUC (Universidade de Illinois, campus de Urbana-Champaign), a atividade de aprendizagem baseada em projeto (PBL) denominada The Glider Challenge. O desafio teve como objetivo realizar o projeto básico de estabilidade, a construção e uma pequena competição de voo entre equipes de estudantes. Alunos do curso de Engenharia Aeroespacial da UIUC tiveram a oportunidade de conhecer os campi das instituições de ensino brasileiras, além de visitar empresas atuantes no setor de Fabricação, Manutenção e Transporte Aéreo.

"A atividade foi uma iniciativa da própria UIUC, após uma comitiva da instituição ter visitado o Estado de São Paulo em 2018 e ter ficado impressionada com o nível de atividade na área Aeronáutica e de aviação em geral", afirmou o professor Joseph Youssif Saab Junior, coordenador do curso de Engenharia Mecânica no Instituto Mauá de Tecnologia. A instituição oferece aos seus alunos (todos os cursos) algumas atividades e disciplinas de introdução ao projeto aeronáutico, além de apoiar atualmente o projeto de uma aeronave movida a potência humana, batizado de Tuiuiú, desenvolvido por alguns estudantes.

Durante a realização do The Glider Challenge, foram formadas cinco equipes mistas, compostas por dois alunos da UIUC, um aluno da Mauá e um da Poli, que dedicaram cerca de 20 horas para projetar, construir e testar em túnel de vento aberto seus planadores de lançamento livre (free-flight). A etapa final, que consistia em colocar os projetos para voarem, com lançamentos padronizados e regras bem definidas de pontuação, ocorreu em 21 de maio no campus de São Caetano do Sul do Instituto Mauá de Tecnologia. Todos os alunos envolvidos receberam um certificado de participação na atividade de aprendizagem, assinado por representantes das três instituições de ensino.

Os estudantes ainda tiveram a oportunidade de debater a Indústria Aeronáutica e o setor de Transporte Aéreo Brasileiro, além de trocar experiências entre eles, apresentando projetos e atividades desenvolvidas nos dois Países, buscando promover o engajamento dos jovens nas áreas automobilística e aeroespacial.