Iniciativa pioneira visa qualificar empresas a contratar profissionais com deficiência
São Paulo, junho de 2015 - O Instituto Mauá de Tecnologia lança o curso de aperfeiçoamento Gestão Estratégica em Diversidade e Inclusão, que visa capacitar profissionais da área de recursos humanos e de outras áreas a implantar a política institucional da Diversidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) nas empresas. As aulas serão ministradas em São Paulo a partir de agosto e terão duração total de 10 meses.
O curso é o primeiro no Brasil criado com foco em diversidade e inclusão. O conteúdo foi totalmente estruturado em metodologias e experiências bem-sucedidas de empresas e profissionais do setor privado, público e terceiro setor, com um corpo docente altamente capacitado e especializado.
Ao todo dez disciplinas estruturam a grade curricular do curso. Além de compreender melhor as legislações vigentes e Leis de Incentivo, o profissional será capaz de trabalhar as barreiras arquitetônicas, digitais e atitudinais nas empresas e conhecer as tecnologias assistivas existentes; desenvolver e implantar Projetos de Diversidade e Inclusão incluindo formação e capacitação; conhecer “cases de sucesso” de diversos setores replicáveis e com escalabilidade; além de receber uma formação multidisciplinar em áreas como marketing, recursos humanos, comunicação, legislação e outras.
A demanda das empresas no Brasil por esse tipo de profissional especializado é gigantesca, já que existe desconhecimento dos benefícios da Diversidade e Inclusão em termos de incremento de lucratividade e produtividade entre outros benefícios associados ao cumprimento da lei de cotas pelas empresas, evitando autuações e multas previstas na legislação que esse desconhecimento gera. Existem mais de 650 mil postos de trabalho em aberto a serem preenchidos por esse tipo de profissional em todo o Brasil.
A Lei n.º 8.213 registra que todas as empresas com mais de 100 colaboradores devem contar com pessoas com algum tipo de deficiência em seu quadro de funcionários. De acordo com a pesquisa “Profissionais de RH: expectativas e percepções sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, cerca de 50% declaram já terem entrevistado pessoas com deficiência. No entanto, desses, 56% afirmam não se sentir bem preparados para tal função.
A evolução dessa legislação está prevista no novo projeto da Lei Brasileira de Inclusão – LBI que deverá fomentar ainda mais o tema, podendo gerar um incremento de cerca de 55 mil novos postos de trabalhos além de outros aspectos que impactam a diversidade e inclusão.
Uma pesquisa da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), realizada com 2.949 profissionais do setor, apontou que 81% dos recrutadores contratam pessoas com deficiência “para cumprir a lei”. Apenas 4% declararam fazê-lo por “acreditar no potencial” e 12% o fazem “independentemente de cota”.
Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia – IMT
O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT promove o ensino científico-tecnológico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Fundado em 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia, além do programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos. O Centro de Pesquisas, há mais de 45 anos, desenvolve tecnologia para atender as necessidades da indústria.
Informações para a imprensa
Trama Comunicação - Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia
Mariana Corneta – (11) 98225-2278
malcantara@tramaweb.com.br
Lizandra Cordelino – (11) 95689-2908
lizandra@tramaweb.com.br