Instituto Mauá de Tecnologia investe em tecnologia para oferecer atividades no laboratório de forma remota

Enquanto durar o período de isolamento social, os alunos podem praticar os conhecimentos via WebLab

São Paulo, maio de 2020 - Com o avanço da pandemia do coronavírus, o isolamento social é extremamente necessário. Por isso, as melhores instituições de ensino ao redor do mundo estão investindo para aumentar a qualidade do ensino por meio de tecnologias, assim como o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), que oferece a oportunidade de realização de atividades práticas por meio de laboratórios de acesso remoto, conhecido como WebLabs.

As aulas no laboratório de forma remota proporcionam atividades experimentais "em tempo real". "Essa tecnologia é um dos nossos diferenciais. O aluno consegue, de casa, controlar as máquinas para realizar o seu experimento. Há câmeras nos laboratórios que proporcionam a sensação de estar presente no local. A participação dos alunos tem surpreendido, pois todos interagem com entusiasmo e interesse, como se estivessem lado a lado.  É uma forma especial e moderna de realizar experimentos e operar equipamentos, que permanecerá disponível mesmo depois de terminada a quarenterna, representando um importante apoio ao nosso ensino presencial, que conta com uma infraestrutura de referência nacional", comenta Clayton Barcelos Zabeu, professor do curso de Eng. Mecânica do IMT.

A crescente evolução da tecnologia da informação propicia consideráveis avanços no ensino e pesquisa. Nesse contexto, os WebLabs são exemplos claros da utilização da computação na educação ao permitir que alunos e pesquisadores, de qualquer localidade, possam acessar e operar os equipamentos presentes no laboratório e realizar experimentos.

O prof. Clayton lembra que o WebLab já é um recurso bastante utilizado pela Instituição com os alunos do Ensino Médio, ou seja, o IMT oferece a oportunidade do futuro aluno realizar uma experiência remota nos laboratórios da instituição para ratificar a sua escolha pelo curso aspirado. "Neste período de pandemia, realizamos um upgrade nesta ferramenta para utilizá-la como os nossos próprios alunos. Vale lembrar que a operação remota é um importante recurso para mediar as aulas por tecnologia, mas todos os cursos, tanto de Engenharias, Administração quanto Design, continuam presenciais", reforça.