Instituto Mauá de Tecnologia-IMT consolida-se como referência em Educação no Brasil e no exterior

Com reconhecimentos importantes, como a Acreditação Arcu-Sul, o Prêmio Nacional de Gestão Educacional e conceitos atribuídos pelo MEC, o IMT é destaque no meio acadêmico

O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) tem se destacado cada vez mais como uma das principais instituições acadêmicas do País, com importantes reconhecimentos e seguindo como referência no ensino superior e pesquisa. Como parte desse objetivo de desenvolvimento, a instituição recebeu reconhecimentos importantes, como a acreditação Arcu-Sul, o Prêmio Nacional de Gestão Educacional e excelentes conceitos de avaliações do Ministério da Educação.

Os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação e de eng. Produção já haviam sido acreditados pelo sistema Arcu-Sul no primeiro ciclo, há cerca de 10 anos e, com a recente abertura para novas oportunidades, entraram também os cursos de Engenharia Química, de Engenharia Alimentos e Engenharia Mecânica. Para esse reconhecimento, os cursos passaram por avaliação criteriosa, realizada por experientes avaliadores nacionais e estrangeiros, que se debruçaram sobre documentos e se engajaram em reuniões com alunos, professores, corpo técnico-administrativo e empregadores. A avaliação também compreendeu visitas às instalações.

Como explica o prof. Marcello Nitz, Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário do IMT, a avaliação externa, independente, é fundamental para que se tenha conhecimento das forças e identifique as oportunidades de melhoria. “Sem medição, sem avaliação, não se faz uma gestão eficaz. Fomos acreditados pelo sistema Arcu-Sul, o que representa uma garantia pública, de nível internacional, da qualidade acadêmica dos nossos cursos. O feedback recebido dos avaliadores é valioso material para endereçar ações de melhoria”, ressalta.

Além disso, na última semana, o Instituto Mauá de Tecnologia conquistou o 1.º lugar no Prêmio Nacional de Gestão Educacional, na categoria Gestão de Excelência do Ensino Superior, no GEDUC 2024. Na oportunidade, o IMT recebeu o reconhecimento pela aplicação do Grand Challenges Scholars Program, programa internacional que prepara alunos para enfrentar os grandes desafios da humanidade, desenvolvendo competências e promovendo soluções inovadoras.

A Mauá também ganhou destaque com o curso de Administração, que obteve nota máxima em três indicadores de qualidade do MEC, sendo eles o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE); o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que combina diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso, corpo docente e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo; e por fim, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que busca mensurar o valor agregado pelo curso.

“O IMT já é uma instituição de referência no Brasil. Esses reconhecimentos importantes são uma evidência de que estamos no caminho certo para evoluir cada vez mais, conquistando também maior projeção internacional, ampliando as oportunidades para nossos alunos e egressos”, finaliza Marcello Nitz.

Lizandra Cardelino– (11) 98225-2278