Instituto Mauá de Tecnologia Ganha Destaque na Área de Relações Internacionais

Área viabiliza programas de mobilidade para seus alunos, visando à troca de experiências em ensino e pesquisa e à vivência de outras culturas

São Paulo, janeiro de 2018 - Pensando no enriquecimento técnico e cultural e em preparar seus alunos para aproveitar as oportunidades do mundo do trabalho, o Instituto Mauá de Tecnologia tem expandido sua área de Relações Internacionais. Ao longo dos últimos anos, a instituição vem firmando dezenas de parcerias com instituições de ensino e pesquisa estrangeiras, a fim de permitir o intercâmbio de alunos e possibilitar até mesmo a dupla diplomação.

"Em 2017, dobramos o número de alunos em mobilidade e todos os nossos cursos foram contemplados com oportunidades internacionais. Além de enviarmos alunos para as instituições conveniadas, também recebemos alunos estrangeiros para compartilhar seus conhecimentos a aprenderem com o método de ensino e projetos de pesquisa da Mauá", explica o responsável pela área de Relações Internacionais da Mauá, Guilherme Ginjo.

Com a crescente exigência do mercado, o Instituto Mauá de Tecnologia vem proporcionando diferentes experiências aos seus alunos, entre elas é possível destacar o programa BRAFITEC, coordenado pelo professor Vanderlei Cunha Parro, que promove a cooperação entre o Instituto Mauá de Tecnologia, uma renomada Grand Ecole francesa e uma grande empresa sediada na França com subsidiária brasileira. "Esse programa já proporcionou mobilidade de estudantes nas duas vias, desenvolvimento de projetos de pesquisa, missões acadêmicas e até oportunidades de estágio", reforça.

Mauá no Mundo

Em fevereiro, o professor Rodrigo Alvite Romano, que integra o Núcleo de Sistemas Eletrônicos Embarcados do Instituto Mauá de Tecnologia, ministrará um curso sobre controle de motores para aplicação em nano satélites (Cubesats), com carga horária de 50 horas, aos alunos da École des Mines de Saint-Étienne (EMSE), no sul da França.

"A iniciativa, que integra o programa BRAFITEC, tem como intuito proporcionar o intercâmbio de informações e metodologias de ensino entre os alunos da Mauá e da instituição francesa. Essa é uma ótima oportunidade de estreitar nossa cooperação com a EMSE e permite mostrar uma de nossas vocações: promover o aprendizado com base em problemas de Engenharia", comenta o prof. Rodrigo.

Ao longo deste ano, a Mauá tem como meta expandir e diversificar as experiências internacionais para seus alunos e, em breve, novas oportunidades estarão disponíveis.

Para mais informações, acesse: maua.br/graduacao/relacoes-internacionais