Instituto Mauá de Tecnologia firma parceria com a ADESAMPA para avaliação de projetos do VAI TEC

Avaliação da Mauá visa ofertar subsídios para o desenvolvimento técnico, econômico e social dos projetos contemplados pelo Programa Vai-Tec

São Paulo, outubro de 2017 - Com o objetivo de apoiar ações voltadas para inovação e empreendedorismo, o Instituto Mauá de Tecnologia firma parceria com a ADESAMPA na participação da avaliação dos projetos contemplados pela primeira edição do VAI TEC.

No total, o Instituto Mauá de Tecnologia avaliou sete trabalhos que passaram por uma banca composta por um professor avaliador e um professor convidado. Na ocasião, cada participante teve 25 minutos para apresentar seu projeto e mais 40 minutos para responder às perguntas da banca.

Os projetos foram avaliados com base em dois critérios: capacidade de desenvolver ou negociar a inovação decorrente do projeto e validação do relatório e da apresentação.

Segundo a professora do Instituto Mauá de Tecnologia, Rossana Ribeiro do Prado Raffaelli, a instituição sempre está em busca de ações diferenciadas, e essa aproximação com a Entidade proporcionou a oportunidade de avaliar e auxiliar os projetos inscritos no programa. "Participar do VAI TEC é uma maneira de contribuir tanto com a avaliação técnica quanto do potencial de negócio dos projetos apresentados", afirma a professora.

Já para a ADESAMPA, a parceria firmada com o Instituto Mauá de Tecnologia tem uma grande relevância para o programa Vai Tec. "Com a colaboração da Mauá, vamos conseguir avaliar tecnicamente os projetos que passarem pelo nosso programa e oferecer devolutivas efetivas que garantam a qualidade e a continuidade de cada projeto avaliado", diz Thaís Piffer, diretora da ADESAMPA.

Confira mais detalhes dos trabalhos avaliados:

Revolukit: Revolukit é uma proposta para a construção de móveis robôs para habitações de interesse social, com o objetivo de investigação de novas espacialidades para a célula habitacional, a customização em massa da moradia, com melhores preços e qualidade que os atuais.

Sanear: testar uma tecnologia alternativa de saneamento ecológico unifamiliar em comunidades sem acesso à rede de esgoto em meio urbano, com base no uso de banheiros secos com separação de urina, sistema integrado de coleta e tratamento de dejetos.

Smart Pill: ferramenta que promete ajudar pacientes crônicos que utilizam medicamentos de uso contínuo a aderirem ao tratamento de forma eficaz, ajudando-os a tomar suas pílulas no horário certo e pelo período correto.

Suporte Raios:  arquitetado para dar mais segurança ao trabalho de pintores de prédios, shoppings e qualquer edifício alto, o Suporte Raios é feito de madeira e formado por sete suportes, cada um com sua função na pintura. O profissional que utilizar o equipamento terá mais segurança para realizar seu trabalho, sem ficar pendurado e com total controle do suporte.

Morcegos no tráfego: verificar a medição de distância por ecolocalização, emissão de monóxido de carbono e de ruído, a fim de quantificar o fluxo de veículos na Av. Corifeu de Azevedo Marques, na Zona Oeste de São Paulo.

Tampa Inteligente: o projeto visa desenvolver um mecanismo que estenda o prazo de validade dos alimentos depois de abertos por um período superior a 3 vezes seu prazo normal

Water Savior: o projeto visa facilitar e estimular o reúso da água da máquina de lavar. Com design compacto para caber até mesmo nas lavanderias mais apertadas e composto por um conjunto de sensores, uma bomba d'água consegue tornar o reúso da água do enxágue numa tarefa simples e prática. A saída da máquina de lavar é acoplada ao Savior e, após uma configuração simples, ele automaticamente armazena a água do enxágue para uso futuro.