INSCREVA-SE

Notícias

Instituto Mauá de Tecnologia e ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica se reúnem a fim de realizar melhorias nos cursos de Engenharia

São Paulo, fevereiro de 2015 – Professoresdo Instituto Mauá de Tecnologia e ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica se reuniram no mês de dezembro para trocar experiências e conhecimentos com o intuito de realizar melhorias nos currículos de seus cursos de Engenharia. O foco dos líderes é difundir as boas experiências e institucionalizá-las mais rapidamente em busca de programas mais modernos e que possam servir de referência também para outras Escolas.

A tendência apontada pelas instituições é de que haja redução do tempo com aulas expositivas convencionais, abrindo espaço no currículo para que os estudantes se envolvam em projetos e atividades multi e transdisciplinares. Essas inovações permitirão o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais nos alunos. Todas as alterações estão em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia. 

Em 2015, as instituições já implementarão mudanças curriculares. No caso do Instituto Mauá de Tecnologia, os alunos ingressantes terão cerca de 20% da carga horária para que eles se envolvam em atividades especiais de projeto ou oficinas eletivas.

“A formação de engenheiros em Escolas tradicionais como a Mauá e o ITA privilegia a parte técnica, no entanto, na solução de problemas, os engenheiros devem considerar aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística. Na Mauá, os alunos de Engenharia terão também um aprofundamento em aspectos de Design e Gestão, o que valorizará a capacitação para a inovação e empreendedorismo”, explica Marcello Nitz, diretor dos cursos de Engenharia do Instituto Mauá de Tecnologia.

“Uma discussão importante atualmente é sobre o que o ensino da Engenharia deve englobar, é uma temática mundial. O engenheiro é uma mão-de-obra qualificada para exercer diversas funções e, neste sentido, precisamos ampliar a motivação e as possibilidades de aprendizagem dos alunos durante a graduação. O ITA tem se reunido com outras boas faculdades de Engenharia para saber o que tem sido feito e debatermos sobre as possibilidades de melhoria no ensino. Essa troca de experiências é importante para percebermos os melhores caminhos a seguir”, comenta Carlos Americo Pacheco,  reitor  e professor do ITA.

 Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia – IMT

O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT promove o ensino técnico-científico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Fundado em 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos. O Centro de Pesquisas, há mais de 45 anos, desenvolve tecnologia para atendimento das necessidades da indústria.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) há 65 anos é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos. Especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial, o ITA oferece cursos de: graduação  e pós-graduação em Engenharia.

Informações para a imprensa

Trama Comunicação - Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia

Mariana Corneta – (11) 98225-2278
malcantara@tramaweb.com.br

Lizandra Cordelino – (11) 95689-2908
lizandra@tramaweb.com.br