Notícias

Instituto Mauá de Tecnologia apresenta projetos na área de mobilidade urbana no Congresso SAE Brasil

Um Estúdio de Design automobilístico interativo e uma exposição mostram como o profissional e os alunos de Design podem ajudar a mobilidade

São Paulo, novembro de 2022 – De 24 a 27 de novembro, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) marca presença no 29º Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia e Mobilidade SAE Brasil, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera. Durante o encontro, o IMT vai apresentar duas importantes ações: Estúdio de Design automobilístico (no estande 25, da Mauá); e exposição em local aberto e de grande circulação com os resultados de 11 projetos que propõem soluções para os problemas relacionados ao futuro da mobilidade, além de ir ao encontro do tema central do congresso, Inovação da Mobilidade no Brasil (O Movimento é Inerente à Vida).

Sob a orientação da professora doutora Cláudia Alquezar Facca, coordenadora do curso de Design do IMT, as ações visam mostrar ao público a importância da participação do designer em projetos de mobilidade. Haverá um Estúdio de Design muito similar ao que existe no campus do IMT, o 1961 Design Studio. 

“Teremos computadores, softwares, bancadas e todos os recursos digitais que representam uma estação de trabalho verdadeira. Um profissional de Design começará a desenhar no primeiro dia, ao vivo, com transmissão em telão, o protótipo de um veículo com maquetes de argila, conhecidas na indústria automotiva como clay. Até o último dia do congresso, quando o modelo deverá estar pronto, o visitante poderá interagir e sugerir mudanças, ajustes e ideias. Tudo poderá ser impresso, para o participante levar para casa”, explica Cláudia.

Na segunda ação, haverá a efetiva participação dos alunos do terceiro ano do curso de Design da Mauá, em parceria com a SAE Brasil. Desde o começo do semestre, os alunos desenvolveram projetos acadêmicos, com propostas de produtos, serviços e sistemas para solucionar problemas relacionados ao futuro da mobilidade. “Esses projetos estarão expostos no evento, na área de convivência, cedida gentilmente pela organização. Portanto, esses trabalhos estão relacionados à mobilidade das pessoas, seja na cidade, seja nas casas e nas ruas”, conclui a coordenadora.

Informações para a imprensa

RPMA Comunicação - Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia

Rodrigo Santos – (11) 99354-5230
rodrigo.santos@rpmacomunicacao.com.br

Claudio Monteiro – (11) 98970-4477
claudio.monteiro@rpmacomunicacao.com.br