Instituto Mauá de Tecnologia aposta em parcerias com grandes empresas para estimular ações acadêmicas

Divisão de Inovação e Qualidade da instituição formalizou 75 convênios envolvendo mais de 1.200 alunos em 2018

São Paulo, junho de 2019 - Buscando ampliar o seu relacionamento com o mercado, conectando cada vez mais seus alunos com empresas de diferentes segmentos, o Instituto Mauá de Tecnologia, por meio da Divisão de Inovação e Qualidade (DIQ), tem firmado há alguns anos parcerias com empresas de diversas áreas de atuação. Responsável por estimular as atividades de interação com o mercado por meio de ações acadêmicas e empresariais, a Divisão auxilia ainda os pesquisadores da Mauá na submissão de seus projetos de pesquisa e desenvolvimento.

Em 2018, a DIQ formalizou 75 novas parcerias, que proporcionaram a realização de aproximadamente 100 ações, envolvendo mais de 1.200 alunos e 80 professores. "Cada parceria representa uma forma de aproximar toda a coletividade do Instituto Mauá de Tecnologia (alunos, professores e funcionários) com as demandas/necessidades do mercado. Quando uma empresa nos procura e percebemos que existe interesse entre as partes, apresentamos as mais de 15 formas de atuação que detemos hoje. Nossa percepção de resposta do mercado tem sido positiva e algumas empresas já desenvolvem mais de uma ação simultânea conosco", afirma o engenheiro Claudio Foltran, responsável pela área.

Parcerias com empresas como Mercedes-Benz, Ultragaz, Itaú, Toyota, Tramontina, Siemens e muitas outras resultaram em diversas atividades acadêmicas, sem a necessidade de investimentos pelas empresas, permitindo que as companhias identifiquem talentos para futuros processos de recrutamento. Com relação às ações empresariais, o montante gerado em 2018 chega a valores em torno de R$ 1,5 milhão. "Essa aproximação é muito importante, pois permite que nossos professores e alunos lidem com problemas reais, auxiliando e preparando os jovens para lidar com situações que serão enfrentadas por eles quando se inserirem no mercado de trabalho", destaca Claudio.