Por cinco décadas, professores da Instituição desempenham papel importante na formação de futuros presidentes, diretores e executivos
Fatos relevantes:
São Paulo, dezembro de 2011 – O Instituto Mauá de Tecnologia, uma das mais renomadas Instituições de ensino privada do País, uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, comemora seus 50 anos de atividade, em 11 de dezembro de 2011 – dia do Engenheiro.
Com o objetivo principal de promover o ensino técnico-científico, visando à formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País, o IMT sempre inovou na abordagem do ensino por meio do acesso às tecnologias, pesquisas e estudos avançados.
O Instituto dispõe de dois campi e mantém duas unidades: o Centro Universitário e o Centro de Pesquisas.
O Centro de Pesquisas, instalado no campus de São Caetano do Sul, atua por meio de professores e profissionais de Engenharia desenvolvendo projetos e pesquisas para solução de problemas específicos da indústria.
Ainda no campus de São Caetano do Sul são oferecidos os cursos de Administração, Design do Produto e Engenharia de Alimentos, Civil, Controle e Automação, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Produção e Química, além de vários cursos de Pós-graduação e Mestrado.
O campus de São Caetano do Sul, com área de 130.000 m², dispõe de mais de 100 laboratórios e 70 salas de aula, proporcionando uma excelente infraestrutura para que os alunos se destaquem em suas futuras áreas de atuação no mercado de trabalho.
No campus de São Paulo, localizado na Vila Mariana, são oferecidos o curso de graduação em Administração, no período noturno, e diversos cursos de pós-graduação nas áreas de Administração, Engenharia e Gestão.
A Mauá tem cerca de 350 professores, dos quais 80% são mestres ou doutores, aproximadamente 5.000 alunos e já formou mais de 17.500 profissionais, dentre Engenheiros, Administradores, Designers e Tecnólogos. Para os próximos anos a Instituição tem expectativa de ampliar o investimento em laboratórios e infraestrutura, além de ampliar os convênios com entidades nacionais e internacionais de ensino e pesquisa, que propiciam o intercâmbio de docentes, pesquisadores e alunos.
Ao longo de seus 50 anos a Mauá registrou 36 patentes, mantém linhas de pesquisa em áreas importantes para a economia do Brasil, testou produtos de empresas renomadas, acumulando centenas de testes e projetos em seu Centro de Pesquisas.
Hoje a Mauá firma-se com uma das mais conceituadas instituições de ensino superior do Brasil, devido ao seu reconhecimento no mercado de trabalho, aos conceitos obtidos nas avaliações realizadas pelo MEC e, ainda, pelos resultados divulgados no Guia do Estudante.
A Instituição, nos últimos três anos, foi classificada na categoria “Engenharia e Produção” do Prêmio Melhores Universidades do Guia do Estudante e, em 2011, foi classificada como a melhor instituição de ensino particular do Estado de São Paulo e a 2ª do País. Também pelo Guia do Estudante, em 2008, a Instituição foi eleita como o melhor Centro Universitário do interior de São Paulo.
“Nessas cinco décadas, o Instituto Mauá de Tecnologia sempre se preocupou em investir em infraestrutura, em estimular ideias de seus alunos e em buscar inovações tecnológicas. Com esse pensamento, em meio século, formamos mais de 17.500 profissionais nos 10 cursos de graduação disponíveis e aproximadamente 13.600 profissionais em pós-graduação e, certamente, continuaremos colaborando com a formação de profissionais que contribuirão com o desenvolvimento do Brasil e de projetos internacionais.”, afirma prof. Otavio de Mattos Silvares, reitor do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.
Informações para Imprensa:
RMA Comunicação – Assessoria de Imprensa IMT
Milly Furquim - milly.furquim@rmacomunicacao.com.br
11 2244.5992
Fernanda Vigna - fernanda.vigna@rmacomunicacao.com.br
2244-5985