Ex-aluno do Instituto Mauá de Tecnologia desenvolve plataforma inovadora para o transporte público
São Paulo, maio de 2018 - Em março de 2017, três engenheiros resolveram se juntar para participar do 1.º Hackathon da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), evento que reuniu diversas equipes multidisciplinares e que tinha como principal objetivo incentivar a elaboração de projetos que ajudassem a cidade em relação a mobilidade urbana. Foi então que nasceu a Milênio Bus.
Criada pelos engenheiros Marcel Ogando, formado em Engenharia de Controle e Automação pelo Instituto Mauá de Tecnologia, Renato Rodrigues e Fábien Oliveira, a plataforma digital foi pensada para revolucionar o transporte público de São Paulo. "A ideia inicial era apresentar uma maneira dos passageiros pagarem suas passagens via QR Code, sem precisarem apresentar o bilhete. Porém, percebemos que poderíamos ajudar ainda mais, se apresentássemos também um hardware que realizasse a contagem de passageiros, identificando o nível de lotação dos ônibus que estão indo para o mesmo local", afirma Marcel Ogando, ex-aluno da Mauá e responsável pela área de tecnologia na startup Milênio Bus.
A startup, que foi vencedora do 1.º Hackathon EMTU em 2017, ganhou 6 meses de estadia no E-Lab da EMTU e a permissão de testar o protótipo em um ônibus de São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo. Com o projeto em operação, a Milênio Bus foi capaz de dimensionar as frotas dos ônibus, para que comportem o número de passageiros necessários e garantam a eficiência das linhas. Além disso, hoje a plataforma realiza a auditoria de catracas, identifica em quais pontos ocorrem mais embarques e desembarques dos ônibus, além de possibilitar um nova forma de pagamento, via QR Code, mais prática e segura para os passageiros e cobradores.
Tamanho o sucesso do projeto desenvolvido pelo ex-aluno do Instituto Mauá de Tecnologia e seus parceiros, que a Milênio Bus foi premiada na Olimpíada Internacional de Tecnologia na Suíça e reconhecida como melhor projeto em Harvard e no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).
"Os reconhecimentos que já tivemos até hoje foram fundamentais para incentivar o nosso trabalho e gerar oportunidades de novos parceiros e clientes. Os prêmios foram essenciais para tornar possível a realização do nosso sonho, que é transformar o transporte público nas cidades", destaca Marcel Ogando. Formado pela instituição em 2014, a paixão do engenheiro por projetos que apresentam melhorias no dia a dia das pessoas é antiga. No seu trabalho de conclusão de curso, por exemplo, o ex-aluno desenvolveu um chuveiro que poupava água e energia durante o banho.
Para o futuro, o objetivo da startup é aprimorar o sistema da plataforma Milênio Bus e desenvolver uma câmera inteligente para a contagem de passageiros, que possa ser instalada apenas plugando-a em uma fonte de energia. Além disso, a expansão do projeto para outras cidades é totalmente viável por meio da instalação em frotas maiores.
Informações para a imprensa
Trama Comunicação - Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia
Mariana Corneta – (11) 98225-2278
malcantara@tramaweb.com.br
Lizandra Cordelino – (11) 95689-2908
lizandra@tramaweb.com.br