Eureka Mauá 2014 expõe inovações em diversas áreas

São Paulo, outubro de 2014 : De 30 de outubro a  1.º de novembro acontecerá a Eureka, exposição de trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Administração, Design e Engenharia, desenvolvidos por alunos do Instituto Mauá de Tecnologia. O evento gratuito e aberto ao público recebe todos os anos empresários e empreendedores que buscam novidades.

Neste ano, graças a uma parceria do Instituto Mauá de Tecnologia com o International Entrepreneurship Center (IEC), a Boston College (BC) e o SEBRAE, os alunos tiveram o desafio de criar um plano de negócio com os temas dos Trabalhos de Conclusão de Curso que serão apresentados durante a Eureka. "O objetivo é aumentar o número e a qualidade de projetos que viram negócios reais e ainda proporcionar aos nossos formandos mais uma possibilidade de carreira, que não seja trabalhar em corporações, mas  em seu próprio negócio?, afirma o reitor do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, prof. José Carlos de Souza Jr.

As idéias apresentadas buscam levar inovação a processos  existentes ou criar negócios e produtos.  "A cada ano  percebemos a evolução da qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, que possuem vasta aplicabilidade para a sociedade, apresentam inovação tecnológica e boa parte dos projetos tem potencial para virarem novos produtos no mercado. Nesta edição, foi firmada uma parceria internacional com o intuito de ajudar os alunos a obterem o conhecimento de como gerir um negócio e dar continuidade ao projeto apresentado na Eureka. Como de costume, os empresários e a comunidade da região estarão presentes para conferirem as novidades apresentadas pelos alunos.? : diz professora Alessandra Dutra Coelho, coordenadora acadêmica da exposição.

EUREKA 2014

Data: de 30 de outubro a 1.º  de novembro : das 14h às 20h30

Local: Instituto Mauá de Tecnologia : Campus de São Caetano do Sul

Endereço: Praça Mauá 1 : São Caetano do Sul : SP

Entrada franca

Mais informações: www.maua.br

Alguns trabalhos que estarão na Eureka 2014

Cerveja com ação antioxidante: cerveja funcional que tem como diferencial o Licopeno, composto antioxidante atuante na prevenção do câncer e de algumas doenças cardíacas.

Esmalte que muda de cor: esmalte com coloração ativada pela radiação solar ou UV, utilizando pigmento diferenciado fotocrômico e pigmentos coloridos.

Controle de perdas no sistema de abastecimento de água: o trabalho expõe os métodos de determinação e controle de perdas, aplicando a metodologia a um caso específico.

REDRIVE: sistema veicular embarcado de aquisição e transmissão de dados que permite quantificar o grau de risco do condutor com base em seu comportamento. Também há a detecção de colisões, derrapagens e capotagens, além do monitoramento de falhas indicadas pela central eletrônica do automóvel.

Exoesqueleto para reabilitação muscular humana: projeto e fabricação de um exoesqueleto eletromecânico, pré-programado para o auxílio nos exercícios de fisioterapia muscular de membros inferiores.

Guarda-sol inovador: o produto é desenvolvido para uso em praias e áreas de lazer ao ar livre em geral. Trata-se de um sombreador que se torna uma bolsa de praia.

Controle de consumo de energia residencial e comercial: o projeto propõe medir e reduzir o gasto com energia elétrica residencial e comercial, calculado por um medidor local em pontos de tomada e iluminação, que armazenará os dados em uma unidade central, exibindo o custo, consumo e informações importantes do perfil do consumidor para o mercado.

Aparelho CPM (Continous Passive Movement): utilizado para auxiliar tratamentos de fisioterapia, com foco principal na reabilitação de pacientes que sofreram lesões neurológicas ou ortopédicas.

Solução para a remoção de pelos de cães impregnados em tecidos: utilizando um veludo de poliéster que "atrai" o pelo impregnado na roupa com rotacionamento automático, é necessário apenas deslizar o produto no local de que  se  deseja remover o pelo da roupa.

Campanha de popularização e arrecadação para a AACD: a pesquisa aplicada pelo grupo avaliará o comportamento de brasileiros sobre  doações.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia : IMT

O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT promove o ensino técnico-científico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Fundado em 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia; além desses, oferece programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos. O Centro de Pesquisas, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para o atendimento das necessidades da indústria.