Alunos da instituição participaram do Red Bull Basement Festival 2018 e do Hackathon Unisys-SENAI, garantindo ao todo nove troféus
São Paulo, setembro de 2018 - Setembro foi marcado por muitas premiações para duas equipes do Instituto Mauá de Tecnologia que, juntas, levaram nove troféus para a instituição. A Kimauánisso, equipe de robótica do IMT, marcou presença pela primeira vez no Red Bull Basement Festival 2018, que contou com a participação de outras 12 equipes vindas de São Paulo e do Rio de Janeiro e conquistou a maior quantidade de troféus da competição.
Ao todo foram oito prêmios nas categorias Sumô LEGO Jr., Sumô LEGO PRO, Sumô Mini, Sumô 3kg Rádio Controlado e Sumô 3kg Autônomo. "Um torneio como este é muito importante para podermos verificar se todas as melhorias nos nossos projetos foram eficazes. Apenas competindo com outras equipes de altíssimo nível, podemos evoluir", afirmou o prof. Anderson Moreira, do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia e coordenador da Kimauánisso.
Além da troca de experiências com alunos de outras instituições de ensino, os estudantes têm a oportunidade de viver situações que poderão enfrentar no mercado de trabalho. Para o professor, participar de torneios como este também ajudam a confirmar o destaque que a Mauá possui no cenário da robótica brasileira. "As competições acadêmicas corroboram com o perfil de aprendizagem na prática da Mauá", destaca Anderson.
Além das conquistas da Kimauánisso, alunos do curso de Engenharia de Computação estiveram entre os 140 participantes do Hackathon Unisys-Senai, que tinha como principal objetivo fomentar inovações na área de segurança digital para a Indústria 4.0. A equipe MauaThon ficou com a terceira colocação e levou, além do troféu, o prêmio de R$ 1 mil.
Os alunos Guilherme Tabacow, Yohan Lafaeff, Gabriel Dicieri, Tamara Nubia Nunes e Caio Petrelli Cominato utilizaram a plataforma Stealth(aware), da Unisys, para criar uma simulação de incidente utilizando IoT (Internet das Coisas). O projeto apresentou como exemplo o monitoramento de uma geladeira conectada, na qual a utilização de um sistema de segurança baseado em microssegmentação pode prever e tratar possíveis incidentes na rede, que viriam a afetar a operação do dispositivo.
Informações para a imprensa
Trama Comunicação - Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia
Mariana Corneta – (11) 98225-2278
malcantara@tramaweb.com.br
Lizandra Cordelino – (11) 95689-2908
lizandra@tramaweb.com.br