Equipe Mauá Racing participa da primeira competição de Baja e Fórmula SAE célula a combustível-hidrogênio do mundo

O campeão será consagrado a partir de provas estáticas e dinâmicas

São Paulo, julho de 2022 - A Equipe Mauá Racing H2 do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) já está preparada para, pela primeira vez, apresentar o seu projeto Baja Hidrogênio (H2), durante o desafio estudantil SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge, de 11 a 14 de agosto de 2022, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba-SP.

Formada por 20 alunos de Baja e Fórmula SAE, a equipe está construindo um veículo do tipo Baja adaptado de uma competição SAE anterior, com motor trifásico, relação de transmissão que busca baixo consumo e torque e uso de sistema embarcado para controlar e monitorar as funcionalidades do veículo. Mateus Godinho, aluno do 5.° ano de Engenharia de Controle e Automação da Mauá e capitão da equipe Mauá Racing, lembra que o campeão será consagrado com base em provas estáticas e dinâmicas, como relatório de projeto, apresentação, enduro e showcase. “Na prova dinâmica, o foco é o desempenho, porém o controle de eficiência é um desafio ainda maior”, reforça Godinho.

O Baja Hidrogênio é a primeira competição de Baja e Fórmula SAE célula a combustível-hidrogênio do mundo. Existem somente duas iniciativas internacionais que projetam, desenvolvem, gerenciam, produzem e competem com um carro de corrida movido a célula de combustível de hidrogênio na categoria dos circuitos de Les Mans na França e no Spa-Francorchamps da Bélgica, que são a Forze da Delft University of Technology em parceria com a BWT nos Países Baixos e o GreenGT H2 da França.

Fórmula SAE

Paralelamente ao desafio estudantil SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge, também em Piracicaba,  acontecerá, de 09 a 14 de agosto, a 18.ª Competição Fórmula SAE BRASIL, em que a Equipe Mauá Racing tentará manter o bom desempenho de 2018 e 2019. “São duas competições totalmente separadas e diferentes, mas o Baja H2 acaba sendo destaque pela estreia da equipe e na categoria. A equipe de Fórmula SAE, entretanto, continua buscando o título ao tentar expandir as habilidades nas provas estáticas e manter a nossa tradição nas dinâmicas”, completa o capitão Godinho.

Lizandra Cardelino– (11) 98225-2278