Equipe Mauá Racing H2, do Instituto Mauá de Tecnologia, é campeã do SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge

Em campeonato estudantil de carros do tipo Baja e Fórmula SAE movidos a hidrogênio, estudantes da Mauá alcançam o 1º lugar

A equipe Mauá Racing H2, formada pelos alunos do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), foi campeã da SAE BRASIL & BALLARD Student H2 Challenge, uma competição estudantil de carros do tipo Baja e Fórmula SAE movidos a hidrogênio. No evento, que aconteceu em Piracicaba, em São Paulo, a equipe realizou mais um feito inédito com a conquista do 1.º lugar. Na 20.ª Competição Fórmula SAE BRASIL, o time também ganhou destaque com a 7.ª posição e uma ótima performance.

Na competição, os estudantes do ensino superior planejam, constroem e pilotam veículos Baja e Fórmula SAE elétricos a hidrogênio, contando com o apoio de professores orientadores. Na oportunidade, os alunos do IMT ganharam a maioria das provas da competição, incluindo as estáticas e dinâmicas, acumulando mais de 929 pontos.

"Tivemos marcos inéditos com a performance dos nossos carros, o que trouxe ótimos resultados e um grande destaque para a Mauá Racing mais uma vez", ressalta o coordenador das equipes de competições Baja, H2 e Fórmula SAE do Instituto Mauá de Tecnologia, Willian Kurilov.

A adaptação do veículo elétrico surgiu como um projeto durante a pandemia, como uma nova competição com o apoio da empresa Ballard Power Systems, que atua com células de hidrogênio. Desde então, os estudantes têm trabalhado a evolução de seus carros e conquistado importantes prêmios e destaque nos campeonatos. “O Brasil foi pioneiro nesse tipo de projeto e temos acompanhado a evolução dos veículos feitos pelos alunos a cada ano”, afirma o professor.

Na competição nacional de Fórmula SAE, a equipe ficou em sétimo lugar, com uma ótima performance frente aos outros competidores e agora se prepara para novos desafios e para o desenvolvimento de novos veículos.

Vale ressaltar que a equipe Mauá Racing Fórmula, do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), foi destaque no Fórmula SAE International, em Michigan, nos Estados Unidos. Com bons resultados e desempenho na competição, a equipe obteve o 1.° lugar na prova de engineering design e o 7.º na classificação geral – marco inédito entre as equipes brasileiras.

‘’Tem sido um ano muito bom para a equipe, obtivemos premiações inéditas nos Estados Unidos, com reconhecimento mundial. Agora, já estamos nos preparamos para as próximas etapas para seguirmos evoluindo com nossos projetos”, destaca.

Lizandra Cardelino– (11) 98225-2278

Giovana Telles - (11)  91270-5845