Equipe Mauá Racing H2 conquista o primeiro lugar na prova design showcase durante a competição H2 Challenge com um Baja movido a hidrogênio

Paralelamente, aconteceu o Fórmula SAE BRASIL, em que a equipe recebeu o troféu que simboliza o espírito de união e dedicação no evento

A Equipe Mauá Racing H2 do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) participou, pela primeira vez, do desafio estudantil SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge, realizado no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba-SP. O desafio dos alunos foi projetar e construir um veículo Baja movido a Hidrogênio (H2) para competir em provas dinâmicas e estáticas, como relatório de projeto, apresentação de projeto, enduro e design showcase, que rendeu a primeira colocação à equipe do IMT.

O SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge foi lançado em âmbito nacional em 2020, com 15 universidades inscritas que participaram de cursos de capacitação on-line gratuitos organizados pela SAE BRASIL. Durante a pandemia em 2020 e 2021, foram realizadas as etapas virtuais e oito equipes se classificaram para construir seus veículos para a etapa presencial de 2022 com Bajas e Fórmulas SAE submetidos a provas estáticas e dinâmicas. O professor e coordenador das equipes de Baja, H2 e Fórmula SAE do Instituto Mauá de Tecnologia, Willian Kurilov, destaca que, mesmo com alguns contratempos, o empenho e a dedicação dos alunos superaram as dificuldades, uma vez que foi o primeiro projeto de um Baja  alimentado por hidrogênio.

“O desafio reuniu oito equipes de universidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia e aconteceu paralelamente à 18.ª Competição Fórmula SAE BRASIL-Total Energy, de carros a combustão e elétricos, em boxes separados e com interação entre as equipes. Na classificação geral, ficamos na segunda colocação com 504 pontos do projeto Baja H2. Vamos aprimorar o carro para apresentá-lo na Eureka para a comunidade Mauá e público em geral”, reforça o professor Kurilov.

Fórmula SAE

Paralelamente ao desafio estudantil SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge, também em Piracicaba, aconteceu a 18.ª Competição Fórmula SAE BRASIL, em que a Equipe Mauá Racing participou. “Temos  um carro bem consolidado há alguns anos, o que nos proporciona boas colocações. Neste ano, participamos com uma equipe renovada, ou seja, dos quase cinquenta alunos, havia apenas três com experiência em eventos anteriores, mas a equipe correspondeu, pois conquistamos a terceira colocação em aceleração e, devido ao empenho de todos, a equipe recebeu um troféu que simboliza o espírito de competição e dedicação exigido na Fórmula SAE BRASIL", lembra o coordenador Kurilov.

Lizandra Cardelino– (11) 98225-2278