Equipe Enactus da Mauá recebe o prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável

Projeto consiste na implantação de uma cooperativa de triagem de resíduos sólidos em São Caetano do Sul

São Paulo, fevereiro de 2016 - A Equipe Enactus Mauá, atividade extracurricular que tem como objetivo realizar projetos sociais, recebeu o Prêmio Ozires da Silva de Empreendedorismo Sustentável na categoria Empreendedorismo Econômico. O prêmio, em sua 9.ª edição, avalia os melhores projetos nas áreas de Empreendedorismo e Sustentabilidade que contribuam para o desenvolvimento da sociedade.

A equipe do Instituto Mauá de Tecnologia recebeu o prêmio com o projeto Triare, realizado em parceria com o Departamento de Água e Esgoto de São Caetano do Sul/SP para auxiliar na implantação de uma cooperativa de triagem de resíduos sólidos.

A equipe é formada por 30 alunos dos cursos de Engenharia e de Administração da Mauá, sob a coordenação do Prof. Eduardo Nadaleto e de Marcos Godin, representante da Prefeitura de São Caetano do Sul.

Para isso foram criados os Grupos de Responsabilidade (GRs), divididos em:  Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Administrativo e Financeiro, Marketing, Recursos Humanos e Produção. A equipe Enactus também foi dividida nas mesmas áreas e cada dia da semana um GR realizava uma reunião com os respectivos responsáveis na cooperativa, para auxiliar na sua função e mostrar a responsabilidade da área escolhida.

O projeto terá continuidade em 2016 e a Equipe está aguardando a Prefeitura finalizar o processo seletivo. "Esse é um projeto que nos traz muito orgulho. Viver um pouco a realidade de uma cooperativa nos faz entender quais são os desafios a serem enfrentados e, assim, nos empenhamos com os cooperados para que o trabalho vá pra frente", comenta a aluna de Engenharia Química que faz parte da Equipe Enactus, Fernanda Naldi.

A Enactus

A Enactus é uma organização internacional, sem fins lucrativos, com o intuito de incentivar estudantes e líderes de empresas comprometidos com ações empreendedoras para transformar vidas e contribuir para tornar o mundo mais sustentável. Está presente em 36 países, por meio de 1.600 instituições de ensino, com 66.500 estudantes envolvidos em mais de 7.400.000 horas de trabalho voluntário.

Os objetivos de uma equipe Enactus aparecem no próprio nome:

Entrepreneurial (empreendedora) - ter a perspectiva de identificar uma oportunidade e o talento para criar valores a partir dessa oportunidade;

Action (ação) - vontade de fazer e o compromisso de projetar, mesmo quando os resultados não são garantidos;

Us (nós) - formar um grupo de pessoas que se veem conectadas de modo importante.

Enactus na Mauá

Um grupo de dez alunos da Mauá resolveu unir forças e organizar a equipe Enactus Mauá, como uma oportunidade de tentar mudar pequenas realidades na sociedade, contando com a colaboração da Instituição. Dessa forma, além de proporcionar mudanças na vida de outras pessoas, eles sabem que sairão da zona de conforto e enfrentarão situações completamente diferentes, crescendo como pessoas e profissionais.

Já há alguns projetos em andamento, mas a equipe está em fase de estruturação.

As experiências de criar e lidar com projetos comunitários ajudam os alunos a desenvolverem talentos e perspectivas necessários para se tornarem líderes no mercado de trabalho e na vida.