Engenheiro do Instituto Mauá de Tecnologia é um dos vencedores do concurso Fábricas Virtuais

As melhores propostas inovadoras de simulações de linhas de produção em plataformas digitais foram premiadas

São Paulo, abril de 2020 -  O professor Leonardo Chwif, da Engenharia de Produção do Instituto Mauá de Tecnologia, foi um dos vencedores do concurso Fábricas Virtuais, lançado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A intenção do concurso  era  premiar as dez melhores propostas de simulações de linhas de produção em plataformas digitais, no entanto somente três projetos foram aprovados na fase eliminatória.

Com o concurso pretendia-se promover as ferramentas da Indústria 4.0 e mostrar como elas podem aumentar a produtividade de uma fábrica, além de gerar economia, aproximar dos problemas reais do setor a ABDI e estimular que os princípios da indústria 4.0 sejam cada vez mais aplicados. Por esse motivo, o professor Chwif buscou inspiração na ciência da computação para apresentar uma proposta inovadora.

"O projeto de simulação que desenvolvi inclui diversas ferramentas e tecnologias da indústria 4.0 aplicadas a uma linha de montagem de cavidade do forno para uma fábrica de eletrodomésticos. Uma das tecnologias foi a utilização de um robô para fazer a retirada da cavidade da linha de montagem para a linha de montagem principal, que possui visão computacional com base em inteligência artificial para reconhecer os produtos que poderiam apresentar defeitos de montagem", descreve.

Fábricas Virtuais

Os métodos de simulação de linhas de produção possibilitam acompanhar o comportamento de um sistema produtivo e das diversas variáveis e situações operacionais por meio de softwares específicos. Os testes em ambiente virtual antecipam problemas das linhas de produção, já que chegam a ter 95% de aderência à realidade, ou seja, são uma imitação quase perfeita das plantas industriais. Além disso, é possível simular projetos que ainda não saíram do papel, verificando sua eficiência, eficácia e operacionalidade antes de serem implantados.